Teresina registra menor aumento no valor de imóveis residenciais do Brasil, aponta levantamento

O aumento do preço de imóveis residenciais na capital piauiense foi de 2,80%, ficando abaixo da inflação ao consumidor em 2024 que foi estimada em 4,64% pelo FipeZAP. Imagem aérea do Centro de Teresina.
Magno Bonfim/ TV Clube
Teresina foi a capital brasileira que teve o menor índice no aumento de preços de imóveis residenciais em 2024, segundo dados do FipeZAP, índice de preços de imóveis residenciais e comerciais com abrangência nacional. Os dados foram divulgados na terça-feira (7).
O aumento na capital piauiense foi de 2,80%, ficando abaixo da inflação ao consumidor em 2024 que foi estimada em 4,64% pelo FipeZAP com base no IPCA acumulado até novembro e no IPCA-15 de dezembro.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Assim como Teresina, as cidades de Campo Grande, Brasília e Rio de Janeiro também tiveram um crescimento no valor de imóveis residenciais abaixo da inflação.
Valmir Falcão, advogado e economista, explica que a redução na variação se deu por conta da grande oferta de imóveis na capital.
“Se você tem uma redução de variação de imóveis de apenas 2,80%, é porque está tendo uma oferta muito grande de imóveis na capital, por isso que a variação de preço foi a menor. Alia-se a isso também que, com a alta taxa de juros, você tem um menor crédito imobiliário e, com isso, as incorporadoras lançam poucos imóveis tendo em vista que já tem uma oferta de imóveis. Com o crédito, a taxa de juros, você tem um financiamento maior, por isso Teresina apresentou a menor variação de preço”, esclarece.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Preço médio de venda
Segundo o levantamento, o preço médio de um imóvel residencial em Teresina, em dados de dezembro de 2024, é de R$ 5.628/m². Entre os bairros mais representativos no cálculo do Índice FipeZap estão: São Cristóvão, Jóquei, Fátima, Horto, Noivos, Ininga, São João, Uruguai, Planalto e Santa Isabel.
Zonas, distritos ou bairros mais representativos cálculo do Índice FipeZap
Índice FipeZap e IBGE
Avanço nos preços no Brasil
Os dados do Índice FipeZAP apontaram que, no Brasil, um imóvel residencial ficou 7,73% mais caro em 2024. Essa foi a maior variação anual desde 2013, quando o aumento nos preços foi de 13,74%.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement