Ozempic está em falta nas farmácias do Brasil; entenda os impactos

Fornecedora confirmou ao g1 a “disponibilidade intermitente” do medicamento por conta da alta demanda. Remédio foi desenvolvido para diabetes, mas acabou sendo indicado para obesidade e se tornou uma ‘aposta’ para perder peso. Ozempic está em falta nas farmácias de Santos (SP)
Getty Images e g1 Santos
As farmácias de Santos, no litoral de São Paulo, ergueram cartazes sobre a falta de Ozempic. Segundo a fornecedora do remédio, a falta de estoque acontece em todo o Brasil por conta da demanda maior que a prevista.
Popularmente conhecida como ‘canetinha’, a medicação foi desenvolvida para diabetes, mas passou a ser indicada para obesos e, com o tempo, tornou-se uma ‘aposta’ para a perda geral de peso.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
ATENÇÃO: Seja por motivos de saúde ou estéticos, o uso de medicamentos deve ser feito sempre com o acompanhamento de um médico.
O Ozempic possui a semaglutida como princípio ativo e foi desenvolvido para tratar diabetes tipo 2, regulando os níveis de açúcar no sangue e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. A substância passou a ser usada para perda de peso porque oferece saciedade por um longo período.
Conforme descrito em um aviso colocado em uma farmácia no bairro Gonzaga, o medicamento estava com “abastecimento irregular, sem previsão de normalização”. O comércio orientou que o paciente procurasse um médico para a mudança para um outro remédio (leia mais abaixo).
Em nota, a Novo Nordisk, fornecedora responsável pelo Ozempic, informou que o comunicado sobre a disponibilidade intermitente do remédio ao longo de 2024 ainda é válido para este ano. A empresa afirmou que o produto não será descontinuado porque não há problemas regulatórios ou de qualidade.
Ozempic
Getty Images via BBC
“Dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional, é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas”, destacou a fornecedora.
Impacto
O endocrinologista e metabologista José Marcelo Natividade explicou ao g1 que o uso de Ozempic para emagrecimento contribui para a escassez do medicamento, afetando pacientes diabéticos. “Essa situação levou a uma preocupação ética e sanitária no abastecimento”, afirmou.
Já o médico Renato Lobo, pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e Medicina Esportiva, acredita que a principal causa do desabastecimento seja a venda sem receita. “Quem está emagrecendo, com orientação médica, também está ganhando saúde”, disse.
Natividade destacou que não é permitido comprar Ozempic sem prescrição médica. No entanto, de acordo com o profissional, relatos indicam que algumas farmácias façam a venda irregular do remédio, oferecendo um risco à saúde pública e ao uso responsável da substância.
Ozempic
Getty Images via BBC
Importância
De acordo com Natividade, o medicamento para pacientes diabéticos, principalmente idosos, é essencial para evitar picos de glicemia, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida.
Para quem tem diabetes tipo 2, o nutrólogo Renato explicou que a falta do Ozempic pode levar ao descontrole da glicemia e ao ganho de peso, além de consequências como a hipertensão arterial, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Outras opções
Para que o paciente não interrompa o tratamento, o aviso da farmácia citou outros medicamentos com o mesmo princípio ativo, a semaglutida. Sendo eles:
Wegovy: controle de peso em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, de acordo com a orientação da bula.
Rybelsus: adultos com diabetes mellitus tipo 2, também segundo a orientação da bula.
Wegovy
Getty Images via BBC
Os especialistas ouvidos pelo g1 destacaram que a alteração de medicamento pode acontecer tanto para pacientes diabéticos quanto aqueles que buscam emagrecer. Apesar disso, como qualquer mudança de remédio, é de extrema necessidade a orientação e avaliação de um especialista.
“Embora relacionados, a dosagem e o propósito variam entre eles [remédios]”, destacou Natividade. “Tem um modo de uso diferente, um uso diário. O Wegov atinge dosagens diferentes, então só tem que ter uma noção da dosagem correta”, acrescentou Renato.
A fornecedora, inclusive, destacou que a intermitência do Ozempic não afeta a disponibilidade de Wegovy e Rybelsus. “Lembrando que a Novo Nordisk não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label [prática que consiste em prescrever um remédio para usos diferentes daqueles descritos na bula] de seus medicamentos”.
O g1 entrou em contato com o Sindicato dos Práticos de Farmácia de Santos e Região (Sinprafarmas), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O que acontece quando se para de tomar Ozempic, segundo estudos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement