Documento obrigatório para viagens de menores sem os pais tem baixa adesão em Piracicaba; veja como emitir

Em Piracicaba, a média é de seis autorizações no período de férias, quando há mais solicitações. Emissões podem ser feitas pela internet. Área de check in de aeroporto
Lucas Marreiros/g1
Apesar da possibilidade de emissão online, um documento obrigatório para que menores de 16 anos viagem desacompanhados ou sem um dos pais tem baixa adesão em Piracicaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Em Piracicaba, a média de autorizações eletrônicas de viagem (AEVs) em período de férias é de seis autorizações. A média geral é de duas.
Em novembro desse ano, foram emitidos quatro documentos dessa natureza, uma queda de 33% de emissões comparado ao mesmo mês de 2023, quando houve seis emissões.
Criança em viagem de avião
Hanson Lu/ Unsplash
Como emitir?
A solicitação da AEV é feita de forma totalmente eletrônica, por meio de videoconferência com o tabelião pela plataforma nacional unificada e-Notariado, que reúne todos os Cartórios de Notas do país. Os passos são os seguintes:
Acessar a área “cidadão” na plataforma e-Notariado;
Preencher a solicitação e optar pelo atendimento presencial ou por videoconferência;
Para a emissão remota, é necessário um certificado digital padrão ICP-Brasil, utilizado por exemplo para declarações de Imposto de Renda, ou Certificado Notarizado, emitido gratuitamente pelos Cartórios de Notas;
Em seguida, os pais ou responsáveis recebem o documento de forma física ou digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.
Segundo o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), André Medeiros Toledo, o documento digital permite emissões de última hora, às vésperas de uma viagem.
“As Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs) são um grande avanço para os pais que buscam praticidade e segurança ao permitir viagens de seus filhos menores. O documento eletrônico pode ser emitido de forma rápida, segura e acessível, reduzindo a burocracia e economizando tempo”, destaca.
Como o documento é utilizado?
Com a AEV, o menor ou acompanhante responsável poderá acessar seu documento por meio de aplicativo de celulares Android ou IOS e apresentá-lo por QR Code nos guichês de atendimentos de aeroportos.
O formato digital também permite que os responsáveis cancelem o ato à distância.
O modelo físico permanece disponível, sendo realizado por meio de reconhecimento de firma, feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas, em um formulário físico que deve ser preenchido e impresso.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement