Prefeitura de Itanhaém abre procedimento administrativo contra Sabesp por vazamento de esgoto

Administração municipal está analisando a aplicação de um multa por conta de vazamentos de esgoto em alguns bairros próximos às praias da cidade. Moradores denunciam poluição da água do mar em Itanhaém
A prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, abriu um procedimento administrativo para aplicar uma multa contra a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) por conta de vazamentos de esgoto em alguns bairros próximos às praias da cidade após moradores denunciarem a situação (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a administração municipal, os vazamentos acontecem principalmente nos bairros Jequitiba, Satélite, Centro e Gaivota.
Na sexta-feira (3), técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizaram uma vistoria nas áreas para avaliar os impactos ambientais causados pelo problema e os serviços de manutenção que já foram feitos pela Companhia.
Em nota, a prefeitura informou que o valor da multa ainda não foi definido. “Já estamos em contato com a Sabesp e a empresa está tomando as devidas providências nas estações elevatórias de esgoto. Estamos tomando as medidas administrativas para saber o tamanho do impacto ambiental causado e as sanções que serão aplicadas”.
A administração municipal disse ter cobrado a Sabesp para realizar obras de substituição da rede coletora de esgoto no trecho entre os bairros Cibratel e Gaivota. “A obra é uma solução definitiva para que não ocorra novamente esta situação”.
Pocinho de Anchieta, na praia do Cibratel I, em Itanhaém
Prefeitura de Itanhaém
Denúncia
O g1 conversou com a contadora Josiane Queiroz Soares, de 40 anos, que visitava Itanhaém e denunciou as condições do esgoto do bairro Jardim Regina. Segundo ela, a Rua Nelson Rodrigues Valente estava ‘minada’ e com um cheiro forte.
“A região ali está bem abandonada, desde a questão de saneamento, buracos e iluminação pública. Mas todos esses dias estava minando essa água de esgoto, com odor muito forte”.
A paulistana Bruna Berganzini, de 41 anos, também relatou ao g1 sobre a situação do esgoto em Itanhaém, cidade que ela frequenta há 20 anos. “Fizemos chamada na ouvidoria da Sabesp e até agora não retornaram. As ruas estão todas esburacadas perto das bocas de lobo. Tem que ficar desviando [com] os carros, não dá nem para atravessar as ruas sem pisar naquela água, fora o mau cheiro”.
O que diz a Sabesp?
Questionada sobre os problemas de vazamento, a Sabesp informou que os sistemas de água e esgoto da Baixada Santista estão operando normalmente e que o problema em Itanhaém ocorreu por conta de uma sobrecarga na rede.
“A entrada irregular de água pluvial por ligações clandestinas na rede de esgoto nos últimos dias sobrecarregou o sistema, já que ele não foi projetado para essa finalidade, sendo responsabilidade municipal a implantação de galeria pluviais para a correta captação das águas de chuva”.
Segundo a Companhia, durante o verão, quando a região recebe milhões de turistas, os sistemas de água e esgoto funcionam normalmente, porém, com a entrada de materiais inadequados nas redes, como lixo e água da chuva, pode acontecer extravasamentos.
Em relação a notificação da Prefeitura de Itanhaém e a denúncia da população na ouvidoria da Sabesp, a Companhia não se pronunciou até o momento.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement