Mostra de presépios natalinos no Centro Cultural João Fona encerra na segunda-feira, 6

O acesso é gratuito ao público das 08h às 18 horas. Acesso à exposição de presépios é gratuita
Divulgação
Termina na segunda-feira (6) a V Mostra de Presépios Natalinos realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e o projeto Réplicas Tapajônicas. O encerramento é alusivo ao Dia de Reis, que remete a visita dos três reis magos ao menino Jesus. A mostra encontra-se nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF) e o acesso é gratuito, aberto das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Ao todo, 400 visitantes e turistas, nacionais e estrangeiros, apreciaram o cenário natalino, exposto desde 19 de dezembro do ano passado até sexta-feira (3).
Para o guia museológico do CCJF, Newton Magno Amorim, a mostra enfatiza a liberdade criativa do cenário amazônico.
“A mostra destaca a ideia regionalizante [da Amazônia], porque se tem a ideia padrão do presépio natalino, a europeia. Nesta inclusão, a liberdade preserva-se as figuras tradicionais, e dá nova conotação de representatividade estética e muito observada pelos usuários do Centro Cultural local, de outros lugares do Brasil e do internacional”, explicou o servidor, especialista em História da Arte.
A servidora Joselma Duarte é da cidade vizinha de Alenquer e veio a turismo para Santarém com a família, e no passeio pela orla da cidade, o prédio histórico do Centro Cultural e a mostra de presépio chamaram a sua atenção.
Presépios em cerâmica estão em exposição no CCJF
Divulgação
“Magnifico trabalho exposto neste lindo prédio histórico de Santarém. É importante a valorização da nossa cultura amazônica nas peças que vejo aqui. No momento do nascimento de Cristo, vejo a onça pintada, jacaré e a coruja. Detalhes diferenciados da nossa Amazônia”, disse.
O mestre na arte do saber popular e ceramista Elves Costa, idealizador da mostra é um dos parceiros em repassar conhecimentos nas produções em cerâmica. O projeto Réplicas Tapajônicas tem como proposta valorizar e manter viva a cultura da etnia Tapajó. Além de capacitar e gerar renda aos artesãos ceramistas através de cursos, palestras, oficinas e exposições.
O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, S/N, bairro – Prainha (Orla da Cidade).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement