Dívida de mais de R$ 45 milhões faz município em MT decretar calamidade financeira

Segundo a prefeitura, todas as despesas dependerão de autorização expressa do prefeito durante o decreto. Prefeitura de Rosário Oeste
Prefeitura
A Prefeitura de Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, decretou calamidade financeira após constatação de uma dívida de mais de R$ 45 milhões. O decreto foi assinado pelo novo prefeito, Mariano Balaban (PSB), no dia 1° de janeiro e tem duração de 90 dias, podendo ser prorrogado.
Segundo o município, durante o período do decreto, todas as despesas dependerão de autorização expressa do prefeito. A dívida acumulada engloba restos a pagar, contribuições previdenciárias atrasadas e dívidas de longo prazo com o Rosário-Previ, além de passivos financeiros com fornecedores e serviços essenciais.
Uma série de ações emergenciais para conter os gastos públicos e tentar equilibrar as contas municipais foram estabelecidas no documento, entre elas:
Formação de uma Comissão Especial de Avaliação Financeira para revisar contratos, empenhos e restos a pagar;
Suspensão de novas despesas, como nomeações de servidores, concessões de diárias e horas extras, e realização de eventos com recursos próprios;
Controle rigoroso do uso de veículos e consumo de combustíveis;
Racionalização na aquisição de materiais administrativos e insumos;
Revisão e negociação com fornecedores para ajustar pagamentos sem comprometer serviços essenciais.
O decreto também suspende temporariamente as leis municipais que concedem reajustes e aumentos salariais até que sejam realizados estudos de viabilidade financeira.
A prefeitura ainda informou que, com a assinatura do decreto, a expectativa é de que a comissão financeira apresente um relatório detalhado em até 45 dias, permitindo à gestão planejar os próximos passos para enfrentar os desafios fiscais.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement