Carregando agora

WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos a partir de agosto; Conheça os modelos afetados

A partir de 1º de agosto, o WhatsApp implementará uma nova política de compatibilidade, restringindo o uso do aplicativo em aparelhos que rodam versões mais antigas dos sistemas operacionais Android e iOS. Essa medida visa garantir a segurança e a estabilidade da plataforma, além de permitir o desenvolvimento de novas funcionalidades que exigem recursos mais modernos. Os usuários cujos aparelhos forem afetados pela mudança precisarão atualizar seus dispositivos para versões mais recentes do sistema operacional ou adquirir um novo smartphone.

Historicamente, o WhatsApp tem realizado atualizações periódicas para remover o suporte a sistemas operacionais desatualizados. Em decisões anteriores, dispositivos com versões muito antigas do Android e iOS já haviam sido deixados para trás. Essa prática é comum no setor de tecnologia, pois permite que as empresas concentrem seus esforços em novas ferramentas e emparidade com os sistemas operacionais mais recentes, que oferecem melhores recursos de segurança e privacidade.

A lista exata de modelos afetados em agosto ainda pode variar ligeiramente dependendo da versão do sistema operacional específica, mas a tendência é que se concentre em smartphones lançados antes de 2013, que frequentemente não recebem mais atualizações de sistema do fabricante. Exemplos históricos de modelos que já foram afetados em ciclos anteriores incluem alguns da linha Samsung Galaxy S, Sony Xperia e iPhones mais antigos. Recomenda-se que os usuários verifiquem a versão do seu sistema operacional nas configurações do aparelho.

Para aqueles que não desejam ou não podem trocar de aparelho imediatamente, a alternativa é buscar smartphones que ainda recebam atualizações regulares de software. O próprio WhatsApp costuma emitir avisos dentro do aplicativo para alertar os usuários sobre a descontinuação do suporte em seus sistemas operacionais. É fundamental que os usuários se mantenham informados sobre essas mudanças para que possam continuar utilizando o serviço sem interrupções. A análise de compatibilidade do WhatsApp levará em conta as versões do Android 4.1 ou superior, e iOS 12 ou superior.