• sex. dez 3rd, 2021

Voo histórico- SpaceX lança primeiro foguete ao espaço totalmente tripulado por civis

set 16, 2021
A missão Inspiration4 será lançada em 15 de setembro de 2021. (Crédito da imagem: John Kraus / Inspiration4)

A missão Inspiration4 será lançada em 15 de setembro de 2021. (Crédito da imagem: John Kraus / Inspiration4)

O que acha de incluir o espaço na sua lista de viagens? Bom, agora além de conhecer o mundo todo é possível viajar para fora dele também. A missão, chamada Inspiration4, decolou do Cabo Canaveral, Flórida lançando uma tripulação de cidadãos comuns em um passeio pela órbita terrestre de 3 dias. Vem conferir os detalhes desse feito histórico.

Voo humanitário

o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude.

Diferente dos milionários em geral que simplesmente pegam um voo privativo rumo a órbita da Terra apenas por diversão, Jared Isaacman fez algo a mais.

Há 10 meses, o empresário bilionário Jared Isaacman anunciou que estaria embarcando em um novo tipo de viagem espacial: uma que não contasse com astronautas profissionais a bordo, mas somente pessoas normais ao espaço. E no esforço de diferenciar sua missão de outros bilionários que já foram para o espaço, Isaacman decidiu arrecadar fundos e aumentar a conscientização para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude.

Isaacman comprou um voo da SpaceX em um Dragon por uma quantia de dinheiro não revelada. Assim ele usou esses assentos para cumprir seu objetivo de missão de inspirar a humanidade enquanto arrecadava dinheiro para pesquisas sobre o câncer infantil.

Os lugares foram preenchidos com os vencedores de concursos e leilões que arrecadavam fundos para o hospital. Os vencedores foram Chris Sembroski e Sian Proctor, mas a última integrante é Hayley Arceneaux, que não é apenas uma sobrevivente do câncer e ex paciente de St. Jude, mas também a assistente de um médico que trabalha para a organização que salvou sua vida. Ela foi selecionada por Issacman por ser da linha de frente do combate contra o câncer. Além disso Arceneaux se tornou a mulher americana mais jovem no espaço e a primeira pessoa no espaço com uma prótese, uma haste de titânio em sua perna esquerda.

Próxima parada: Espaço

Próxima parada: Espaço

Esse vôo histórico é um verdadeiro marco em uma nova era espacial para a SpaceX: Uma onde pessoas comuns, como a tripulação do Inspiration4, possam viajar para o espaço.

“Os astronautas totalmente civis do Inspiration4 estão abrindo o caminho para um futuro onde o espaço é mais acessível para todos que desejam ir, e estamos muito orgulhosos de que eles nos confiaram para voá-los”, disse o presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell em um declaração enviada para Space.com.

“Nossa tripulação carrega a responsabilidade e a importância dessa missão enquanto nos preparamos para decolar”, disse Isaacman no mesmo comunicado. “Estamos bem preparados para os desafios que temos pela frente nos próximos três dias e estamos ansiosos para compartilhar nossa experiência com o mundo enquanto continuamos a chamar a atenção para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude aqui na Terra.”

A capsula do Dragão

A capsula do Dragão

A capsula do Dragão é o nome da nave dos viajantes civis construída pela SpaceX, o veículo funciona como uma espécie de serviço de táxi de astronauta para transportar pessoas até a Estação Espacial Internacional (ISS) e outros destinos. Isaacman, Arceneaux, Proctor e Sembroski são a quarta tripulação a viajar em uma cápsula do Dragão.

O veículo foi projetado para ser completamente autônomo. Dessa forma a tripulação não precisa pilotar a nave, essa responsabilidade é das equipes da SpaceX aqui no solo. Mas em caso de algo sair fora do planejado a tripulação foi treinada para pilotar a nave, embora seja uma possibilidade bem remota.

Para este vôo, a Dragon recebeu uma atualização elegante na forma de uma grande janela em arco chamada cúpula. Como uma versão em miniatura das janelas icônicas da estação espacial. Por meio desta janela, a tripulação vai ter uma vista deslumbrante da Terra enquanto orbita o planeta e experimenta aproximadamente 15 amanheceres e entardeceres por dia.

Uma nova era

Uma nova era

Em tempos que voos fretados por bilionários ao espaço são cada vez mais comuns, a nova era que se aproxima é cada vez mais inevitável: Turismo espacial. O setor pode estar pronto para decolar, e os investidores podem querer fazer sua própria exploração em empresas como a Virgin Galactic, a empresa de lançamento espacial Rocket Lab USA, ou até mesmo gigantes aeroespaciais como Lockheed Martin e Northrop Grumman, entre outras companhias espaciais.

Agora só nos resta torcer pela equipe e que logo os voos espaciais se tornem tendências acessíveis a maior parte da população. A tripulação espera que a sua missão inspire outras pessoas ao redor do mundo a nunca desistir e continuar perseguindo seu sonho de alcançar as estrelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *