• qua. maio 18th, 2022

Quer ter mais produtividade? Conheça esses 6 hábitos que te deixarão mais eficiente

nov 24, 2021
Eficiencia

 Enfrentar uma rotina intensa toda a semana requer esforço e muita determinação. Mas por mais que nos desdobremos em cumprir nossas tarefas, muitas vezes parece que não rendemos o suficiente. Então vem comigo aprender 6 hábitos para por em prática, que te deixarão proativo e eficiente como nunca.

1- Faça um Checklist todos os dias

Fazer um Checklist de tarefas todos os dias pode te ajudar muito. Pois essa lista diária de “pontos de ação” anotados de forma prioritária é o que pode mantê-lo motivado quando o desânimo bater. Afinal, além de te ajudar a se manter fiel aos seus objetivos, vai te ajudar a progredir constantemente.

Para começar, tudo o que você precisa fazer é fazer essa lista idealmente pela manhã, de acordo com as coisas que você deseja focar mais naquele dia. E para evitar rigidez e monotonia, você pode até manter a lista um pouco flexível e fazer alterações conforme o dia avança. Certifique-se, no final do dia, de que o checklist indique a realização das tarefas que mais importam.

2- Defina o que é sucesso para você

Buscamos tanto o sucesso, que muitas vezes esquecemos o que o sucesso realmente significa para nós. É apenas importante lembrar que o sucesso não está limitado a ter um grande saldo bancário ou guarda-roupas luxuosos. Escolher sua própria definição de sucesso é o segredo de ser produtivo.

Não importa qual é a definição dele para você. Mas sim que defina metas, sejam elas grandes ou algumas metas pequenas, mas sólidas. Considere isso um sucesso quando você as alcançar, é tudo sobre o seu processo, sua definição e seu objetivo!

3- Evite distrações

Ao mesmo tempo em que a tecnologia é benéfica em muitos sentidos, ela pode nos distrair rapidamente. Nós estamos cada vez mais acostumados ao mundo digital, onde tudo é feito com o toque de seus dedos. E com o aumento gigantesco das redes sociais, as pessoas não estão percebendo o quanto estão viciadas nas distrações tecnológicas. Então ter controle sobre a tecnologia é o que separa uma pessoa produtiva do resto do mundo.

Quando estiver realizando suas tarefas, saiba limitar suas distrações tecnológicas, o que inclusive ajuda a manter sua mente saudável. Quanto menos você se preocupar com as possíveis distrações, mais tempo e energia você tem para se manter produtivo e tirar o melhor proveito de cada dia.

4- Aproveite seu tempo livre

Nós estamos sempre aprendendo algo novo, mas nunca saberemos tudo. Então, por que não continuar aprendendo? Isso é o que pode te ajudar a aumentar sua produtividade.

Quando tiver qualquer tempo livre, use-o para aprender. Seja por ler um livro, assistir ou ouvir histórias inspiradoras, ou mesmo atualizando ou planejando sua lista de verificação para fazer. Seja o como for, utilize esse tempo excedente da melhor maneira possível.

5- Os erros também ensinam

Todos nós cometemos erros, não é verdade? Afinal, os erros são uma prova de que estamos tentando. Então não cometer erros significa que não está tentando nada novo. Por isso, nunca se envergonhe de errar. O que importa é como você reage a esses erros.

Tente entender os motivos que o levaram ao erro, o que aprender com ele e como evitar repeti-lo no futuro. Desse modo, você poderá consertar o problema e aprender com toda a experiência. E isso por si só vai contribuir muito para você se tornar cada vez mais produtivo e eficiente no decorrer da vida. E sempre tenha em mente, o fracasso não é o oposto do sucesso, é uma parte dele!

6- Não busque perfeição

Não persiga a perfeição. Não importa o seu nível de experiência ou preparo, nunca dê a desculpa da procrastinação em busca da perfeição. Porque, tempo é dinheiro. Por isso, a melhor hora para entrar em ação é já.

 Se concentre apenas em realizar suas tarefas, uma a uma, em vez de ficar sentado esperando para se tornar perfeito. Resumindo, nas palavras do autor Eric Thomas: “Feito é melhor do que perfeito se perfeito não for feito.”

Como mudar maus hábitos pelos bons?

Primeiro é importante entender o que são os hábitos. Eles são comportamentos que as pessoas fazem de maneira quase que inconsciente e são reforçados pela repetição. Seja a rotina, contextos familiares ou estresse desencadeiam essas atividades. O cérebro por sua vez, regula algumas de nossas ações para liberar espaço para que a mente consciente possa se concentrar em pensamentos que requerem resoluções mais elaboradas, disse a psicóloga social Wendy Wood à CNN. Então para resumir, são ações automáticas do nosso cérebro, em resposta a algum estimulo.

E geralmente os maus hábitos, que nos prejudicam de alguma forma. São os mais fáceis de o nosso cérebro replicar, pois na sua maioria são ações mais rápidas e cômodas, como exemplo: Comer mal, o sedentarismo ou se distrair com facilidade. Mas a boa notícia é que com um pouco de esforço você pode sim mudar seus hábitos.

Como parar um mau hábito e praticar um bom?

Reforme seus hábitos para destacar seus benefícios em vez de desvantagens, essa é uma maneira rápida de reprogramar sua mente, tornar os comportamentos mais atraentes e colocá-lo de volta no controle. Recompensar seu cérebro é uma dessas formas.

A recompensa pode ser tão simples quanto orgulho pela ação ou puro prazer da atividade, e se for algo que o faça sentir bem, seu cérebro irá liberar a dopamina química, muitas vezes chamada de neurotransmissor de “bem-estar”, que ajuda reforçar o hábito em seu cérebro.

A ciência também mostra que evitar a tentação funciona melhor do que estratégias cognitivas, como confiar na força de vontade. Isso significa adotar métodos que garantam uma distância menor entre você e os bons hábitos e uma distância maior entre você e os maus. A melhor maneira de conseguir isso é com o pré-planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *