• sex. dez 3rd, 2021

Quando começou as Olimpíadas e por que ela é tão importante até hoje?

ago 19, 2021
anéis olimpicos

Com certeza pelo menos uma vez na vida você já teve a curiosidade de saber por que a cada 4 anos (quase) todos os países se juntam para participar das olimpíadas. E nesse artigo você vai saber a resposta, além disso também vai aprender quando elas começaram e o porquê de as olimpíadas serem tão importantes até hoje.

Quando começaram as Olimpíadas?

história das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos começaram há mais de 2.700 anos em Olímpia, no sudoeste da Grécia. E a cada quatro anos, umas 50.000 pessoas de todo o mundo grego vinham ver e participar dela. Nessas primeiras versões dos jogos também eram um festival religioso realizado em homenagem a Zeus, o rei do Olimpo.

E essa era uma ocasião tão importante que até mesmo guerras eram adiadas, pausadas ou canceladas para que as pessoas pudessem chegar com segurança para os jogos.

Porém com decadência do reinado Grego os jogos também sofreram. Assim eles perderam a sua imponência de inclusive parar guerras e começaram a ser praticados em escala cada vez menor e por menos pessoas.

As Olímpiadas como conhecemos hoje

Atletas participando das Olimpiadas

Foi em Abril de 1896 em Atenas que a primeira edição das Olimpíadas da “Era Moderna”, que é o formato de como a conhecemos hoje, foi realizada. E esse renascimento dos jogos foi graças ao Barão de Coubertin, membro da aristocracia francesa que queria resgatar o espirito de amistosidade entre os povos europeus. Pois o continente na época estava vivendo grandes conflitos internos.

Nessa primeira edição dos jogos modernos, contou com a participação de 241 atletas de 14 países. E desde esse ano as Olimpíadas ocorrem de 4 em 4 anos, com cada vez mais países participando com suas delegações. As únicas datas em que não houve os jogos olímpicos foi durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Olimpíadas de Inverno

Olimpíadas de Inverno

Foi em 1924 que as Olimpíadas de Inverno foram determinadas a serem realizadas em um local separado, ou seja, esportes de clima frio seriam praticados apenas na versão dos Jogos de Inverno e os espores de clima quente na versão tradicional dos jogos. A primeira edição realizada foi em Chamonix, França.

Mas os Jogos de Verão, com sua ampla gama de eventos, ainda são o ponto focal das Olimpíadas modernas.

Como a sede dos jogos olímpicos é escolhida?

Como a sede dos jogos olímpicos é escolhida?

A honra de sediar as Olimpíadas é confiada a uma cidade, não a um país. A escolha da cidade cabe inteiramente ao Comitê Internacional Olimpico. O pedido para sediar os Jogos é feito pela autoridade máxima do município com o apoio do governo nacional.

 As inscrições devem declarar que não haverá reuniões ou manifestações políticas no estádio ou em outros campos esportivos ou na Vila Olímpica.

Qual a importância hoje das Olímpiadas?

símbolo de união nas Olímpidas

 Conhece a frase: “O importante não é ganhar, mas competir”? Bom, essa frase é de ninguém menos que Pierre de Frédy, o nome de nascença do Barão de Coubertin, a pessoa que reviveu os jogos olímpicos.

E desde sua primeira edição, o objetivo era o mesmo: Trégua entre os povos. Então o grande significado e importância das Olimpíadas é esse, que todos os 5 continentes parem por pelo menos algumas semanas seus conflitos e torçam juntos pelos seus atletas, num clima amistoso e de paz. Um símbolo para lembrarem do companheirismo e cooperação que todos podem demonstrar, mas não por ganhar a qualquer custo, mas sim por competir amigavelmente.

Assim todo o ano em que tiver Olimpíada e mais países participarem delas é um sinal de mais nações lembrando desse símbolo de união e companheirismo entre os povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *