• qua. out 20th, 2021

Cultura Pop- Você sabe o que é?

ByAdmin

ago 4, 2021

Você já ouviu ou gosta de cantores como Katy Perry, Michael Jackson, The Beatles ou Ariana Grande?

Ou filmes e series como Os vingadores, Star Wars, Harry Potter, Modern Family ou Game of Thrones. Provavelmente você já pelo menos ouviu falar sobre alguns desses mencionados acima. Mas o que eles têm em comum? Todos esses cantores, bandas, filmes, séries, livros e muito mais fazem parte da cultura pop. Mas o que é a cultura pop? Por que ela é tão importante? O que faz algo ser da cultura pop e no que isso muda a minha vida. São muitas perguntas, mas relaxa que vou responder a todas elas para você saber de uma vez por todas porquê se fala tanto em cultura pop. Então vamos lá.

O que é a cultura pop?

Cultura é o conjunto do que somos, conhecimentos, costumes, ideias e o modo de agir de um grupo. E Pop ou popular significa: Aquilo que pertence ao povo, ao povão em geral mesmo.

Então cultura pop é um conhecimento, costume, ideia e práticas que são comuns ou bem conhecidas a maioria das pessoas no mundo, a grande massa. Para resumir, tudo o que “viraliza” pode ser considerado cultura pop, porque a maioria das pessoas toma conhecimento disso e passa a fazer uso ou gostar.

Os cantores, filmes, figuras públicas, livros, tecnologia e tudo mais o que você possa pensar que são famosos, marcantes e que impactaram muitas pessoas fazem parte da cultura pop ou já fizeram parte da história dela. Então é por isso que a cultura pop está por toda a parte.

O que faz coisas ou pessoas serem da cultura pop?

Não existe fórmula mágica, mas basicamente é ser bem famoso e conhecido e ter algum impacto nas pessoas. Por exemplo: Michael Jackson é considerado o rei da música pop e um dos grandes ícones da cultura pop também. Por que além de ele ser até hoje mundialmente conhecido, e quando vivo movia legiões de fãs. Ele impactou as pessoas com a música, tanto pelas letras, quanto pela sua voz e modo de cantar e dançar.

Então as pessoas até hoje fazem camisetas dele, ouvem suas músicas, se inspiram nele para fazer arte e até outras músicas sobre ele.

Outro exemplo: As redes sociais, você conhece? Acredito que sim e deve ter pelo menos duas ou três diferentes, no mínimo.

As redes sociais impactaram o mundo, a forma de se comunicar, de se divertir e de conhecer pessoas. Então a maioria das pessoas conhecem, gostam e usam as redes sociais. Além disso elas determinam como as coisas são divulgadas hoje e como as pessoas falam, pois introduziram muitas gírias e até palavras novas.

Então agora você conseguiu perceber a semelhança em coisas tão diferentes? Claro que eu dei dois exemplos de coisas que tiveram um impacto gigantesco no mundo, mas mesmo as coisas ou pessoas que tem um impacto menor. Porém mesmo assim atingem de certa forma as pessoas e se tornam populares também são parte da cultura pop. Para ver mais exemplos confiram a lista do Omelete de melhores momentos da cultura pop 2020.

Porque a ela é tão importante?

Agora que você já sabe o que é cultura pop. Já deve imaginar porque ela é tão importante. Mas só para reforçar a ideia.

A grosso modo a cultura pop é o gosto popular, poucas pessoas discordam daquela pessoa, filme ou livro ser algo ruim. Então quando algo passa a viralizar, basicamente as pessoas passam a aderir aquilo. Então isso influencia o modo de falar, pensar e agir das pessoas, molda elas. Então entender e saber sobre a cultura pop nos ajuda a entender e saber o porque as pessoas pensam, falam ou agem de determinada maneira. Por isso ela é tão importante.

E o que isso muda na minha vida?

Você já deve ter percebido que a cultura pop tem um poder enorme, moldar o modo de falar, pensar e agir da grande massa de pessoas. E como nós fazemos parte dessa grande massa e a cultura pop nos rodeia, dificilmente podemos fugir dela e nem queremos. Afinal grandes ícones da música, cinema, literatura e arte fazem parte dela. Então queremos certos moldes, por assim dizer. Então como saber o que é cultura pop muda minha vida? Na verdade, não muda, mas nos faz pensar no que está por trás do que somos e porque fazemos, pensamos, falamos e nos interessamos por certas coisas. Assim conseguimos entender melhor nós mesmo e o cenário que nos rodeia.

Gostou do assunto de hoje? Então deixe seu comentário e continue acompanhando nossos posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *