• sáb. dez 4th, 2021

Como a pandemia atualizou os casamentos?

set 15, 2021
casal na pandemia

A pandemia trouxe mudanças significativas no modo como fazemos tudo na vida, seja em lazer, trabalho, compras, ou qualquer outra atividade. Porém algo que foi totalmente reformulado pela pandemia foram os casamentos, eles foram atualizados. Os preparativos, a festa, a comida, tudo sofreu muita mudança. Por isso vem ver comigo o que mudou no hábito das pessoas ao preparar um casamento e como isso afeta a sua e a minha vida.

A atualização do universo dos casamentos

Logo após sentir um grande impacto devido as novas normas de segurança que a pandemia trouxe, a indústria dos casamentos se renovou e está saindo lindamente da crise. Como solução para festas sem convidados presenciais, transmissões via internet salvaram o dia. E no momento em que até tabelionados eram racionados, os documentos foram assinados por e-mail, listas de presentes online cresceram como nunca e até mesmo comprar um vestido para casar no civil é possível pela internet.

Casamento civil

casamento civil durante a pandemia

Os casamentos civis tradicionais realizados em cartório em muitas cidades e estados deram lugar a transmissão em casa. Os documentos eram todos enviados por e-mail e os noivos só precisavam imprimir assinar e reenviar os papéis já assinados ao tabelionato. Esse método além de facilitar a realização do casamento, barateou os custos, aumentou o número de casamentos realizados e manteve as normas de segurança exigidas. Dessa forma se provou que até os processos mais engessados da lei puderam ser adaptados e facilitados.

Lista de presentes de casamento

fazendo lista de presentes online

Sites que permitem que os noivos nem ao menos precisem sair de casa para fazer sua lista de presentes, mas possam a fazer do conforto do sofá, cresceram mais de 310% durante a pandemia.

Assim, os casais que gastavam as vezes horas e horas pelos corredores de várias lojas escolhendo seus presentes, aderiram durante a pandemia a facilidade dos sites de casamento. Esse método junta todas as informações que os casais que os casais querem passar aos convidados, como data e hora do evento, a lista de presentes online e a possibilidade de dar presentes em dinheiro. Então essa mudança na realização da lista de presentes de casamento contribuiu para o varejo e-commerce disparar no último ano e os noivos gastarem menos tempo fazendo suas listas e preparativos.

Festa

festa de casamento pandemia

As enormes festas de casamento, com dezenas ou centenas de convidados também não puderam mais ser realizadas. Então a melhor saída para noivos, cerimonialistas e todos os profissionais envolvidos com festas de casamento foi reduzir o número de convidados e modificar vários aspectos da festa.

A diminuição do número de convidados e as normas de segurança e higiene como o distanciamento, uso de máscara e uso do álcool gel abriram a oportunidade para que os salões de festas menores e locais ao ar livre aumentassem seu faturamento. E com o menor custo com a festa, afinal todos os gastos foram minimizados por se tratarem de menos pessoas a estarem presentes, o número de festas de casamento também voltou a crescer durante a pandemia.

Número de convidados

festa de casamento pandemia

Ainda falando em número de convidados, essa redução não é mais só uma medida que a pandemia exigiu, mas agora é uma tendência a ser seguida no mundo todo. Muitos profissionais da área de eventos afirmam que o atendimento ficou muito mais personalizado tanto aos noivos como aos convidados.

Então festas com poucas pessoas agora são sinônimo de elegância e intimismo. E esse pensamento fez com que além de inúmeros serviços de buffet acrescentassem em seu catálogo opções de serviço para festas de até 10 pessoas, muitos outros novos buffets surgissem e salões de festas também.

Como essas mudanças afetam a nossa vida?

moça de máscara na pandemia

Dito tudo isso, o que essas mudanças e atualizações causam de efeito em nossa vida? Bem, se você não vai casar tão cedo ou não trabalha no ramo de eventos ou e-commerce talvez não perceba tão facilmente, mas essas mudanças criam um efeito chamado cascata que acabam atingindo todas as pessoas. Mas vamos entender tudo por partes.

A adaptação da realização dos casamentos civis é só um dos exemplos de tantos outros. Muitos serviços que antes só poderíamos resolver presencialmente hoje é possível por e-mail ou uma ligação. Então essa otimização em processos burocráticos, caros e muitas vezes demorados, deram espaço a uma forma de resolver mais fácil e barata, inclusive casar.

Por isso, mesmo que você não esteja planejando se casar, talvez terá que resolver algum assunto que envolva burocracia e saiba que graças a necessidade e aos movimentos para realização de casamentos civis online, você terá muito mais facilidade e comodidade em conseguir a solução.

O aumento das listas de casamento pela internet também nos traz benefícios, pois elas contribuíram para o aumento das vendas online. Assim muitos varejistas foram obrigados a melhorar os sistemas de seus sites de venda e a oferecer preços mais competitivos e facilidades. Então nem preciso dizer o quanto todos nós enquanto consumidores saímos lucrando dessa situação.

E a redução do número de convidados e adaptações nas festas de casamento modificaram para sempre a indústria dos eventos. Então além de abrir novas oportunidades de emprego para serviços mais personalizados, também abriu oportunidade para que uma maior gama de pessoas possa pagar pelos serviços para tanto uma festa de casamento, como de formatura, noivado ou qualquer outra comemoração.

Para concluir, podemos dizer que nem toda mudança é ruim, é tudo uma questão de adaptação. Não é de hoje que uma pandemia muda o mundo e também que casamentos mudam o mundo. Então devemos aprender a enxergar as coisas boas das mudanças e nos moldarmos a elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *