• qui. maio 19th, 2022

Celular- Como hoje é possível ter o mundo na palma da mão?

dez 1, 2021

Viver sem o celular na mão ou no bolso hoje em dia é praticamente impossível para a maioria das pessoas. Por que é graças a essa pequena telinha que nos mantemos conectados com o mundo, mas principalmente com aqueles de quem mais gostamos. Porém, a alguns poucos anos atrás a vida era bem diferente, somente a ideia de que poderíamos ter acesso a tanta informação na palma da mão era algo de outro mundo. Por isso, senta que hoje é dia de história.

Quando o primeiro celular foi inventado?

A data mais aceita como de registro para o primeiro celular é em 3 de abril de 1973. Porém ele só ficou disponível no mercado para venda apenas 30 anos depois da sua criação. Mas é no ano de 1992 que as coisas começam a ficar interessantes.

Telefones móveis já eram realidade, como falado, desde os anos 70. As pessoas podiam ligar e receber ligações dos seus próprios dispositivos. Agora pouco mais de 30 anos mais tarde, em 1992, a IBM revelou um protótipo revolucionário que tinha mais recursos do que qualquer celular anterior. Nascia nesse dia o primeiro smartphone da história, chamado de: Simon Personal Communicator (SPC).

O SPC tinha em sua interface integrada tela de toque, a função de enviar e receber e-mails e fax, calendário, catálogo de endereços, programador de compromissos nativo e bateria com duração de 1 hora. E não menos importante, ele apresentava teclados de tela de entrada de caneta padrão e preditiva. Hoje pode não parecer muita coisa, mas na época as pessoas quase não podiam acreditar em tanta tecnologia assim.

 A compra de um SPC ficou disponível apenas em 1994, com o valor de inacreditáveis US $ 1.100,00. Lembrando mais uma vez, para a época isso era muito dinheiro. Vendendo apenas 50.000 unidades em 6 meses. Após esse período a empresa tirou o SPC do mercado.

Corrida em busca de um Smartphone cada vez mais moderno

Após o lançamento do primeiro smartphone, a corrida pela sua aprimoração começou em todo o mundo. O primeiro esforço notável foi do Nokia 9000, o fabricante lançou em 1996. Ele tinha um design de concha que era grande e volumoso, mas possuía o teclado qwerty, junto com botões de navegação.  

Mas foi o Ericsson R380, que estreou em 2000, que se tornou o primeiro produto faturado e comercializado como smartphone. Ele tinha o design pequeno e leve. O teclado do telefone podia ser virado para fora para evidenciar uma tela sensível ao toque em preto e branco de 3,5 polegadas a partir da qual os usuários podiam acessar os aplicativos. O telefone também tinha acesso à Internet, mesmo que nenhum navegador da Web estivesse disponível e os usuários não pudessem instalar aplicativos de terceiros.

Iphone entra no jogo

Em 2007, Steve Jobs e a equipe da Macworld resolvem entrar no páreo da busca por um smartphone cada vez mais moderno. E então nasce o primeiro Iphone. Ele não só foi apenas o primeiro dispositivo com tela touch mais elegante a chegar ao mercado, mas foi o primeiro dispositivo a ter uma versão completa da Internet na interface. O primeiro iPhone deu aos consumidores a capacidade de navegar na web da mesma forma que fariam em um computador desktop. Exibindo suas 8 horas de duração de bateria, mais 250 horas em standby.

O preço na época chegava a US $ 499,00 para a unidade de 4 GB e US $ 599,00 para o modelo de 8 GB, vendendo 1,4 milhão de iPhones em seu primeiro ano no mercado, e explodiu para 11,6 milhões de unidades vendidas em 2008. Um sucesso total.

Tempos Modernos

Com a revolução de 1992 no mundo dos celulares, a competição entre as impressas para criar o melhor dispositivo, o avanço da internet e a criação do primeiro Iphone, hoje podemos falar com alguém do outro lado do mundo ao vivo, com a penas um toque.

É claro que como você deve ter percebido, não foi do dia para a noite que os smartphones evoluíram. Muita pesquisa, falhas e avanço foi necessário e ainda é, para que os nossos celulares de hoje nos permitam ter tanta facilidade em acesso à informação, comunicação, diversão e trabalho.

Bem, graças a esses avanços, novas tecnologias puderam surgir. Novos mercados de trabalho, rapidez em infinitos processos e tantos outros benefícios. Por isso, é importe lembrar que mesmo parecendo tão banal responder ou ignorar (rsrs) uma mensagem por whatsapp, muitos anos foram necessários para conseguirmos fazer isso hoje. Então não esqueça de aproveitar esse esforço, use da melhor maneira possível as coisas boas que nossos smartphones nos permitem fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *