Hábitos saudáveis duram para sempre?

Como escolhas feitas ainda no colégio refletem na vida adulta dos estudantes. As escolhas feitas durante a infância são fundamentais para a formação do indivíduo, independentemente se essas decisões dizem respeito a fatores mentais, morais e físicos. A Fundação Abrinq, por exemplo, destaca que é ainda na infância que as pessoas desenvolvem seus primeiros hábitos e que esse desenvolvimento precisa ser acompanhado de perto por pais e responsáveis, família e, principalmente, pela escola.
Dessa maneira, a escola tem um papel fundamental na criação de hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada, higiene adequada, atividades físicas regulares, limites no uso de tecnologias e hábitos de leitura.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças com mais de quatro anos precisam fazer atividades físicas de intensidade moderada por mais de 60 minutos por dia. Sendo assim, a escola precisa incentivar, na hora do recreio e de brincar no parque, estímulos para que as crianças se movimentem.
Por isso, na Educação Adventista, os espaços são planejados de maneira que a infraestrutura consiga melhorar e incentivar os hábitos relacionados à prática esportiva. Desde os parquinhos destinados à educação infantil, até os espaços para atividades lúdicas do ensino médio, é tudo pensado como um processo pedagógico e de desenvolvimento de hábitos para os estudantes.
A OMS também reforça ainda a necessidade de uma alimentação balanceada, pois o índice de obesidade infantil é preocupante. Menos alimentos ultraprocessados e mais alimentos in natura é a recomendação número um dos especialistas em saúde e nutrição.
Dessa forma, alunos da rede Adventista contam com acompanhamento de nutricionistas nos lanches e alimentos fornecidos nas escolas. Tudo para que a alimentação seja a mais saudável possível, incentivando o consumo de frutas, legumes e vegetais.
Por fim, passar menos tempo nas telas é outro hábito que precisa ser aprimorado e incentivado durante o período em que as crianças permanecem na escola e em casa. A urgência, além de um alerta para combater a ansiedade e os problemas com autoestima, também é relacionada ao sedentarismo e às dificuldades de interação e sociabilidade.
Na Rede de Educação Adventista, o compromisso com a tecnologia é presente, mas sem esquecer de que é preciso usar com sabedoria e criatividade. As unidades contam com equipamentos multimídia e tecnologia digital, porém, tudo é organizado de modo que o uso de telas seja moderado.
Seres humanos melhores precisam de espiritualidade

Divulgação – Pexels.
A sociabilidade citada pela OMS diz respeito ainda às práticas sociais que muitos indivíduos deixaram de ter como prioridade nos últimos anos. Por isso, a Rede de Educação Adventista prioriza o ensino humanizado e preocupado com as questões espirituais dos alunos. Mais do que ensinar hábitos saudáveis que beneficiam o corpo, é necessário preparar a mente para os desafios da contemporaneidade.
A Educação Adventista entendeu que é na escola que muitos dos alunos convivem com um espaço de crescimento integral (físico, mental e espiritual). Portanto, é durante o período em que os estudantes estão nos espaços escolares que precisam ser estimulados para aprenderem e desenvolverem, de modo harmônico, as habilidades que os acompanharão durante toda a vida. Para que isso aconteça, as unidades contam com um ambiente educacional saudável e que contribui para a formação integral de todos os alunos.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement