Defesa Civil de BH emite alerta de risco geológico e vistoria desabamentos

Regionais Barreiro, Centro-Sul, Noroeste e Oeste apresentam risco forte, enquanto Venda Nova, moderado, devido aos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e à previsão de novos temporais. Parte de casa desaba na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico para as regiões da capital na tarde desta terça-feira (7). O aviso é válido até o próximo domingo (12).
As regionais Barreiro, Centro-Sul, Noroeste e Oeste apresentam risco forte, e Venda Nova, moderado, devido aos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e à previsão de novos temporais (veja mapa abaixo).
Regionais Barreiro, Centro-Sul, Noroeste e Oeste apresentam risco forte, enquanto Venda Nova, moderado
Divulgação/Defesa Civil de Belo Horizonte
Segundo o órgão, os moradores dessas áreas precisam ter atenção ao grau de saturação do solo e sinais construtivos, além de cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos (leia orientações abaixo).
🚨 Sinais de deslizamentos
Trinca nas paredes;
Água empoçando no quintal;
Portas e janelas emperrando;
Rachaduras no solo;
Água minando da base do barranco;
Inclinação de poste ou árvores;
Muros e paredes estufados;
Estalos.
⚠️ Recomendações
Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
Coloque calha no telhado da sua casa;
Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
Não jogue lixo ou entulho na encosta;
Não despeje esgoto nos barrancos;
Não faça queimadas.
Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Desabamentos
Casa desaba no bairro Jardim Leblon, na Região de Venda Nova, em BH
No início da noite desta segunda-feira (6), parte de uma casa desabou no Beco Marrocos, no bairro Jardim Leblon, na Região de Venda Nova. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um idoso foi retirado do local por vizinhos, pouco antes da queda da estrutura.
Nesta terça, a Defesa Civil de Belo Horizonte foi até o local, orientou o proprietário sobre os riscos no imóvel e prestou ajuda humanitária com a doação de uma cesta básica, um colchão, um lençol, um cobertor e cinco metros de lona.
“Houve desabamento das paredes dos fundos e do telhado, expondo o talude com sinais de alta umidade. O responsável foi orientado e notificado sobre os riscos, devendo monitorar o fenômeno e, em caso de agravamento, evitar permanecer no local, adotando medidas de autoproteção”, disse o órgão.
No Beco Santa Rita, no mesmo bairro, duas residências foram vistoriadas pelos agentes. Uma delas teve desabamento parcial e recebeu a indicação para ser interditada até que sejam realizadas obras para eliminar os riscos.
A outra apresentou infiltrações da base ao teto em uma das paredes, necessitando de interdição temporária.
“Constatou-se alto risco de novos deslizamentos do talude exposto. A responsável foi notificada sobre os riscos e a necessidade de interdição até a realização de medidas corretivas”, explicou a Defesa Civil.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement