Dias antes da posse de Maduro, Chile convoca embaixador na Venezuela por conta de ‘fraude eleitoral’

O Chile convocou seu embaixador na Venezuela, Jaime Gazmuri, para retornar ao país nesta terça-feira (7). A medida, tomada a poucos dias da posse do presidente venezuelano Nicolás Maduro para um novo mandato, é considerada uma repreensão em termos diplomáticos.
Leia a nota na íntegra:
“O Ministério das Relações Exteriores informa que o Governo do Chile decidiu pôr fim à missão de seu embaixador na Venezuela, o senhor Jaime Gazmuri.
Essa medida responde à evolução dos acontecimentos a partir das eleições presidenciais de 28 de julho de 2024 na Venezuela, após as quais Nicolás Maduro afirmou que continuará sendo o Presidente daquele país a partir de 10 de janeiro, como resultado da fraude eleitoral perpetrada por seu regime.
Após a expulsão do pessoal diplomático chileno de Caracas em agosto passado, tem aumentado a falta de abertura, o que, junto à intensificação da crise desencadeada, tem impedido o desenvolvimento de um diálogo bilateral eficaz.
Finalmente, o Chile espera que a Venezuela possa retomar o caminho da democracia e da promoção e proteção dos direitos humanos, valores que hoje estão ausentes naquele país irmão.”

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement