Com apenas 37% da população mais vulnerável vacinada, campanha contra gripe no Pará encerra fim do mês

A campanha segue até dia 31 de janeiro em todo o estado, que pretende alcançar 90% de cobertura vacinal. A campanha segue até dia 31 de janeiro em todo o estado, que pretende alcançar 90% de cobertura vacinal.
Vivian Honorato
Apenas 37% da população mais vulnerável a contrair formas graves de gripe estão imunizadas no Pará. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6) pela da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que alerta para o risco da baixa procura pela vacina por parte de crianças, idosos e gestantes. A campanha segue até dia 31 de janeiro em todo o estado, que pretende alcançar 90% de cobertura vacinal.
✅ Siga o canal do g1 Pará e receba notícias direto no WhatsApp
O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde sempre prioriza os mais vulneráveis. No entanto, a população continua não atendendo ao chamado do Sistema Único de Saúde (SUS). Devido ao baixo índice de imunização, o PNI estendeu a campanha para a população em geral, mas ainda assim a cobertura vacinal continua baixa.
Pública (Sespa), Jaíra Ataíde, a cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no Pará é de 37,81%. “Para termos uma ideia da situação, as melhores coberturas vacinais por grupo prioritário não passam de 50%. A de crianças está em 46,38%, e de idosos em apenas 31,48%”, informou.
Sintomas
A gripe é uma infecção viral que ataca pulmões, nariz e garganta, e pode ser causada por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores na cabeça e fadiga.
“O importante é que ainda dá tempo de tomar a vacina antes de a campanha acabar, já que o prazo não será mais prorrogado”, alertou Jaíra Ataíde, lembrando que a vacina disponível é nova e protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Ela ressaltou, ainda, que pessoas vacinadas têm menos risco de ter agravamento da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, que teve 216 casos confirmados em 2024, com 23 óbitos, conforme dados do Sistema on-line SIVEP-Gripe.
Esses dados demonstram o quanto é importante estar vacinado contra o vírus Influenza, pois no período chuvoso as pessoas ficam mais em ambientes fechados, aglomeradas, o que facilita a proliferação de doenças respiratórias.
VÍDEOS com notícias do Pará:

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement