Carregando agora

Brasil e Canadá Buscam Ampliar Comércio Sob Pressão de Trump

Diante de um cenário global de crescente protecionismo, marcado pelas políticas comerciais do governo norte-americano, Brasil e Canadá deram passos importantes para aprofundar sua relação bilateral por meio da expansão do comércio.

Mensagens recentes indicam que ambos os países estão empenhados em negociar um acordo de livre-comércio, uma iniciativa que visa reduzir barreiras tarifárias e não tarifárias para bens e serviços. Essa aproximação também é vista como uma estratégia para diversificar parceiros comerciais e diminuir a dependência de mercados únicos, especialmente em um momento de instabilidade econômica e geopolítica.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, pode se beneficiar significativamente de um eventual acordo, com potenciais ganhos de competitividade para sua indústria e agronegócio. Setores como o de máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, e produtos florestais poderiam encontrar novas oportunidades de exportação e investimento no mercado canadense, ao mesmo tempo em que o acesso a insumos e tecnologias do Canadá poderia otimizar a cadeia produtiva local.

A missão empresarial liderada por representantes do ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) ao Canadá reforça o compromisso mútuo. Esses encontros buscam identificar sinergias, mapear oportunidades de negócio e estabelecer as bases para futuras parcerias estratégicas, alinhando os interesses econômicos e políticos de ambas as nações em prol de um crescimento sustentável e mutuamente benéfico.