Queda de peça de foguete de 500 kg em vila no Quênia é evento raro: ‘Uma em 1 milhão’


Oficiais da Agência Espacial do país isolaram o local e tentam descobrir o responsável pelo objeto, um anel metálico de 2 metros de diâmetro, que assustou moradores. Peça de foguete cai em vila no Quênia e assusta moradores
A queda de um anel metálico de cerca de 500 quilos e 2 metros de diâmetro assustou moradores de uma pequena vila no Quênia na segunda-feira (30).
Três dias depois, oficiais da Agência Espacial do país confirmaram que o objeto veio do espaço e provavelmente é parte dos destroços do lançamento de um foguete.
“Os moradores da área não devem se assustar. É parte de um objeto espacial, possivelmente de um estágio de separação de foguete. (…) É apenas um em um milhão. Raramente você verá isso caindo, porque frequentemente eles queimam antes de descerem para a superfície da Terra”, afirmou um dos especialistas.
Além de avaliar o impacto na área, a equipe agora tenta identificar o responsável pelo objeto. O anel foi isolado enquanto não é recolhido e destroços foram enviados para análises e investigações adicionais.
Moradores ao lado de anel metálico que caiu no Quênia
CITIZEN TV KENYA via REUTERS
A queda não causou vítimas nem grandes destruições, mas um morador reclama:
“A empresa ou país que lançou o foguete deve compensar a destruição e a perda que ocorrem durante tais casos”.
O incidente não é um caso isolado. Há uma preocupação crescente com o aumento das atividades espaciais globais e os riscos potenciais associados ao lixo espacial.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement