Carregando agora

FAB equipado com mísseis para Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que seus caças serão equipados com mísseis para os preparativos de segurança da Cúpula do BRICS, a ser realizada no Rio de Janeiro. Essa medida visa aumentar o nível de dissuasão e capacidade de resposta a eventuais ameaças aéreas durante o período do evento. A cidade do Rio de Janeiro terá um feriado decretado no dia 7 de julho, data principal da cúpula, para facilitar a logística e a segurança das operações.

O esquema de segurança para a Cúpula do BRICS é robusto, prevendo a mobilização de cerca de 17 mil policiais civis e militares. Esse contingente terá a responsabilidade de cobrir diversas áreas e garantir a ordem pública, desde o planejamento até a execução das atividades. A intenção é cobrir todos os aspectos de segurança, tanto em terra quanto no ar, com a colaboração entre as diferentes forças de segurança federais, estaduais e municipais.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro apresentou seu plano operacional detalhado para os eventos relacionados à cúpula. Este plano abrange desde o controle de tráfego e o gerenciamento de acessos até a coordenação de serviços de emergência e a comunicação entre os diferentes órgãos. O objetivo é otimizar a colaboração e garantir que a cidade esteja preparada para receber os líderes mundiais e suas comitivas com o máximo de segurança e eficiência.

Complementando as ações aéreas e terrestres, a Marinha do Brasil também informou a mobilização de suas Unidades de Operações Especiais para ações de segurança durante o BRICS no Rio de Janeiro. Essa integração entre as forças armadas e as polícias estaduais e federal demonstra o alto nível de preocupação e o empenho em assegurar o sucesso e a tranquilidade do evento internacional, que reunirá representantes de importantes economias globais.