Feriados prolongados em 2025 são comemorados pelo setor de turismo


Este ano terá dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. O ano de 2025 mal começou e já está sendo comemorado pelo setor de turismo no Brasil.
O empresário Luis Roberto da Silva aproveitou as festas de fim de ano e saiu de Pernambuco para visitar parentes em São Paulo. Em 2025, ele pretende viajar mais. Um dos planos é conhecer o trecho do litoral que vai de Jericoacoara, no Ceará, até os Lençóis Maranhenses.
“A gente está se programando, ver os feriados mais longos aí para a gente aproveitar bastante. Feriado é bom para você descansar, repousar e curtir a família, né? Não viver só do trabalho, a gente tem que descansar um pouco”, destaca o empresário.
Esse terá dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. Alguns em dias como quinta-feira, o que significa que o brasileiro vai poder emendar com o final de semana e assim conseguir ampliar a folga.
O gerente de contas André Tintilio também quer viajar. Ele e a amiga Silvana, que é argentina, sempre aproveitam as folgas para sair um pouco.
“Irei algumas vezes ao Rio de Janeiro, pretendo também visitar Salvador e também fazer viagens rápidas aqui no entorno de São Paulo mesmo”, diz.
No mundo das agências de viagens existe uma regra: quanto mais distante a data, melhor o desconto. No caso dos feriados, isso também vale. Em uma agência, por exemplo, um voo para Porto Seguro, na Bahia, no Carnaval, já não tem desconto. Agora, se for para a Páscoa, o preço cai em média 10%.
Quem tem experiência nas vendas diz que houve um aumento de 25% na busca por viagens nos feriados.
“Com certeza, a organização com antecedência sempre é a melhor pedida para conseguir melhor preço, melhor oferta, melhores horários, melhor data para você viajar ali no período que você precisa e tem disponibilidade”, destaca a diretora nacional de vendas, Viviane Pio.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens diz que a procura por destinos turísticos e pacotes de curta duração dentro do país é importante para impulsionar a economia regional.
“O turismo gira a economia e ele dá uma empregabilidade enorme porque não é feito de máquinas, ele é feito de pessoas. A gente precisa de pessoas em todos os lugares: segurança, camareira, garçons, guias de turismo, motorista para fazer o receptivo e artesanato”, ressalta Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
“Então, esse aumento da empregabilidade já está previsto e já está acontecendo.”
Regiani Ibanhes está comprando uma viagem para o período do Carnaval junto com o marido e o filho. Mas ela já está programando outros roteiros para aproveitar os feriados.
“Vou para o interior ver minha família. Quatro dias então dá para fazer muita coisa, muita coisa mesmo”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Feriados de 2025 e pontos facultativos: veja o calendário nacional
Quando cai o Carnaval em 2025? Entenda por que a data muda todos os anos
Feriados prolongados devem aquecer o turismo no Brasil em 2025
TV Globo

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement