Grupo de estudantes da UFU desbanca 15 mil equipes e é finalista em maratona de programação da Nasa

Brasil tem sete equipes finalistas no Nasa Space Apps 2024. A proposta do desafio é resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço, com os dados gratuitos e abertos das 12 Agências Espaciais parcerias, incluindo dados do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Blocos do campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia
Juliana Kopp/g1
Uma equipe de seis alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os quarenta finalistas da Nasa Space Apps Challenge, a maior maratona de programação do mundo. O resultado final será anunciado na próxima quinta-feira (16), a partir das 12h, no canal oficial da competição no YouTube.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O projeto do time “42 Quakeheroes” é uma inteligência artificial capaz de identificar terremotos na Lua e em Marte, além de uma plataforma online para visualização desses eventos. O projeto foi feito em apenas dois dias, entre 5 e 6 de outubro de 2024.
O time é um dos 7 finalistas brasileiros do desafio, após concorrer com 93.520 participantes de outros 15.444 times de 163 países. A indicação da equipe brasileira para a última etapa foi revelada em novembro de 2024.
Interface do projeto do 42 quakeheroes Nasa Space Apps Challenge,
42 Quakeheroes/Reprodução
O projeto
O projeto visa detectar com precisão o início de eventos sísmicos (terremotos) em Marte e na Lua usando dados de velocidade do solo. O grupo trabalhou com um modelo de redes neurais artificiais profundas para filtrar as informações recebidas pelas missões de sismologia e responder ao desafio de identificar a localização precisa dessas ocorrências.
O desafio colocado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) foi baseado em um problema real: as missões espaciais coletam diariamente uma quantidade imensa de dados sobre eventos sísmicos no sistema solar, mas apenas uma fração desse esforço gera resultados considerados cientificamente relevantes.
A solução encontrada pelos estudantes da UFU se destacou por utilizar uma ferramenta de inteligência artificial, processando apenas os sinais importantes diante do volume de informações coletadas.
O grupo
Liderado pelo estudante Gabriel Ribeiro Filice Chayb, de Sistemas de Informação, o grupo responsável pelo projeto é formado, ainda, por Larissa Borges de Mello, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Gustavo Ferreira Tavares, Gustavo Antonio Teixeira da Matos e Alailton José Alves Junior, todos da UFU.
Esta é a primeira vez que uma equipe de Uberlândia e do Triângulo Mineiro chegou à final mundial, se juntando a outras duas equipes mineiras entre os 32 times brasileiros a alcançarem o feito. Segundo o grupo, é também a primeira equipe do Brasil a utilizar inteligência artificial em um projeto finalista no Space Apps.
O grupo “42 Quakeheroes”, Gabriel Chayb, Gustavo Antônio Teixeira de Matos, Larissa Borges de Mello, Alailton José Alves Júnior, Gustavo Ferreira Tavares e Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges || ufu, nasa, triângulo mineiro, uberlândia
42 Quakeheroes/Reprodução
Enem 2024: resultado já está disponível; site do Inep apresenta instabilidade
UFU oferece mais de 3 mil vagas em 94 cursos pelo Sisu 2025
Semana inicia com pancadas de chuvas isoladas em Uberlândia e região
A competição
O Nasa Space Apps Challenge ocorre anualmente desde 2012, partindo de centenas de eventos locais com duração de dois dias, período em que os participantes inscritos podem acessar os dados livres e abertos da Nasa e de agências espaciais de todo o planeta para abordar problemas do mundo real na Terra e no espaço. O grupo da UFU participou do evento local em Maceió, em Alagoas.
NASA Space Apps Challenge
NASA Space Apps Challenge
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement