Governo do Piauí sanciona lei que proíbe uso de celulares em escolas públicas e privadas do estado

A lei tem como objetivo reduzir o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula. A implementação está prevista para o início do ano letivo de 2025. Aluna de escola pública usa o celular para realizar pesquisa e complementar estudos
Reprodução/TV Globo
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a lei nº 8563/2025, que proíbe o uso de celulares e demais dispositivos eletrônicos em escolas públicas e privadas do estado. O anúncio foi feito no sábado (11) e a publicação no diário oficial ocorreu nesta segunda-feira (13). A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado.
A implementação da lei acontecerá no início do ano letivo de 2025. O objetivo é reduzir o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos e aumentar desempenho dos alunos em sala de aula. Além do uso de celulares, a legislação proíbe relógios inteligentes e tablets tanto em sala de aula como em intervalos e atividades extracurriculares.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A lei prevê apenas três exceções para o uso das tecnologias em ambiente escolar:
Utilização pedagógica para atividades específicas.
Necessidade de suporte tecnológico por alunos com deficiência.
Comunicação com pais ou responsáveis em situações excepcionais, com autorização da escola.
A sansão da lei estadual acontece no mesmo dia em o presidente Lula sancionou o projeto que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país. A medida, aprovada pelo Congresso, estabelece regras para a utilização de smartphones na educação básica, incluindo pré-escola, ensino fundamental e médio.
Leia mais: Entenda o projeto que limita uso de celulares em escolas sancionado por Lula
Em entrevista à TV Clube, o secretário de estado da educação, Washington Bandeira, disse que a lei estabelece que as escolas definam o protocolo de implementação, armazenamento, recolhimento, monitoramento, fiscalização e punição. Além disso, o secretário assegurou que, diante do armazenamento de dispositivos eletrônicos, a segurança nas escolas está sendo fortalecida.
“Estamos fortalecendo a segurança nas escolas, inclusive com a contratação de mais vigilantes que ficam nas portarias, também com a aquisição de câmeras de videomonitoramento. Estamos finalizando a implantação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas da Seduc em Teresina e Parnaíba e vamos estender aos demais municípios”, afirmou.
Lula sonciona hoje lei que proíbe celulares nas escolas
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement