Mais de 200 pessoas continuam desabrigadas em Peruíbe, SP, após temporal e alagamento

Defesa Civil estadual informou que as inundações recuaram 70%, mas a cidade ainda enfrenta desafios para reintegrar os afetados. Enchente recua 70% em Peruíbe, SP, e número de pessoas desabrigadas caí para 251
Defesa Civil do Estado de São Paulo/Divulgação
Os moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo, que ficaram desabrigados devido a um temporal começaram a retornar para suas casas. A cidade foi fortemente afetada por alagamentos após registrar 263 milímetros de chuva entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9) em um período de 24 horas, superando a média histórica de 236 mm para o mês de janeiro.
A Defesa Civil do estado informou que, das 463 pessoas que precisaram deixar suas residências, 251 ainda permanecem desabrigadas. O órgão também destacou que a água que inundou as vias recuou aproximadamente 70%.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, um dos três abrigos montados para atender à alta demanda no município, o EMEF Fernando Nepomuceno Filho, foi desativado. Os espaços das escolas Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra e Maria Amélia ainda estão à disposição da população afetada.
A administração municipal informou que está realizando a entrega de kits de limpeza, higiene, alimentação e colchões para as pessoas afetadas ou que estão retornando para suas casas.
Para receber os itens, é necessário realizar o cadastro no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Caraguava ou Cras Vila Erminda, ou ainda entrar em contato pelos telefones 153 e 199. O atendimento estará disponível a partir de amanhã, das 9h às 17h.
A administração municipal realiza ainda serviços de Cata-Treco, desinfecção das ruas e lavagem das casas nas regiões do Caraguava e Vila Erminda, a partir da segunda-feira (13).
Resgate de animais
Cavalo é resgatado em laje de casa ‘ilhada’ por enchente no litoral de SP
Cerca de 100 animais foram resgatados pelas equipes das Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) e voluntários desde o início das inundações.
Entre eles um cavalo que precisou da ajuda de um guindaste para ser retirado da laje de uma casa. O animal foi encaminhado para um abrigo, onde recebeu os devidos cuidados.
Segundo a Defesa Civil, outros 100 animais foram mapeados e assistidos diretamente nas casas, com o fornecimento de água e ração.
Situação de emergência
A Prefeitura de Peruíbe chegou a decretar situação de emergência devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. A Defesa Civil estadual estima que cerca de mil pessoas foram afetadas, enquanto e 463 pessoas ficaram desabrigadas.
De acordo com o órgão, nove bairros sofrem com as inundações. Os mais afetados foram: Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement