Carnaval de BH deve receber 6 milhões de pessoas em 2025; três vezes a população da cidade

Segundo a prefeitura, a festa deve movimentar mais de R$ 1 bilhão entre 15 de fevereiro e 9 de março. Carnaval BH 2024: Clima de praia no Tchanzinho Zona Norte
Jô Andrade/g1
O público que vai curtir o carnaval de Belo Horizonte em 2025 deve ultrapassar o do ano passado. A prefeitura anunciou nesta sexta-feira (10) que a estimativa é de 6 milhões de pessoas, superando os 5,5 milhões de 2024. O número é três vezes a população da cidade.
Para este ano, a festa deve movimentar mais de R$ 1 bilhão entre 15 de fevereiro e 9 de março, datas marcadas para a folia. As informações foram divulgadas pelo prefeito interino, Álvaro Damião.
De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), haverá um novo esquema para distribuir os trabalhadores ambulantes pelas ruas onde passarão os blocos de Carnaval.
“Esse ano vai ser diferente, a gente já tem uma preparação para evitar o tumulto que deu ano passado. Temos que ter simplicidade e humildade para reconhecer os erros que acontecem, e que a gente tem que corrigir”, disse o prefeito interino.
Blocos Caricatos mantém viva tradição do carnaval de BH
Blocos Caricatos
Também foi sancionada nesta sexta-feira a lei de valorização dos Blocos Caricatos da capital. Os blocos foram reconhecidos como uma manifestação cultural que só existe Belo Horizonte. Durante o anúncio, a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, fez menção honrosa à Fuad Noman, que está internado para tratamento de um quadro de pneumonia.
O intuito do projeto é reconhecer o trabalho desses atores do Carnaval como uma manifestação de natureza imaterial e de origem belo-horizontina, “garantindo o apoio institucional, logístico, de infraestrutura e financeiro do poder público municipal aos Blocos Caricatos”.
“Foram reconhecidos também as escolas de samba, os blocos de rua, as rodas de samba e os espaços do samba. Essa lei será o importante instrumento para promover à salvaguarda dos blocos caricatos buscando a sua proteção, valorização e fomento bem como apresentação divulgação de suas memórias e contribuição”, disse a secretária Eliane Parreiras.
Blocos Caricatos
Danilo Girundi
Os Blocos Caricatos surgiram em 1897, quando os operários que construíam a nova capital se organizaram em um desfile de carros e carroças, da Praça da Liberdade até a Avenida Afonso Pena. Esse movimento espontâneo foi o pontapé inicial para os Blocos Caricatos, destaques do Carnaval nos primeiros anos de Belo Horizonte e uma tradição cultural genuína de Belo Horizonte.
Na primeira metade do século passado, a região da Lagoinha, no Centro, era o foco do principal movimento carnavalesco. Foi lá que surgiu, em 1947, o primeiro bloco de rua da cidade, o Leão da Lagoinha, ainda ativo. Ali, bem perto, aconteceu também o primeiro desfile de escola de samba, da Agremiação Pedreira Unida, formada por moradores da Pedreira Prado Lopes.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement