MP-RO abre inquérito para apurar desmatamento de área maior que 600 campos de futebol em RO

Área considerada de especial preservação, foi desmatada sem autorização das autoridades competentes. O inquérito instaurado vai investigar e responsabilizar os envolvidos. Desmatamento – imagem ilustrativa
Ana Kézia Gomes/g1 RO
Um inquérito civil público foi aberto pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) para apurar o desmatamento de uma área de 436,88 hectares, no município de Machadinho D’Oeste. A área desmatada é maior que 600 campos de futebol.
O caso foi identificado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (CENIMA), por meio de imagens de satélite e bancos de dados geoespaciais. Segundo o MP-RO, a área considerada de especial preservação, foi desmatada sem autorização das autoridades competentes.
O inquérito instaurado vai investigar e responsabilizar os envolvidos, além disso, a medida deve reparar os danos ambientais causados. De acordo com o MP-RO, como primeiras ações, foram expedidos ofícios ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Rondônia (IDARON), à Delegacia de Polícia Civil de Machadinho do Oeste e ao Núcleo de Análises Técnicas do MPRO (NAT).
Esses órgãos deverão coletar informações para esclarecer como aconteceu desmatamento e identificar os responsáveis. O Cartório de Registro de Imóveis também foi acionado para fornecer dados sobre a propriedade desmatada.
LEIA MAIS:
‘Foi desesperador’: pai de criança atacada por pitbull em Porto Velho relata momentos de pânico
Concurso público da Câmara Municipal de Porto Velho é suspenso antes das inscrições começarem
VEJA TAMBÉM:
Desmatamento em outubro é o pior já registrado, segundo INPE

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement