• sáb. dez 4th, 2021

6 hábitos essenciais para se manter longe da COVID-19, mesmo vacinado

nov 17, 2021
Covid-19

Embora os níveis de vacinação estejam cada vez mais aumentando, o risco de contrair o vírus ainda é alto. Afinal, a Covid-19 é um vírus altamente contagioso e perigoso. Por isso é fundamental manter alguns hábitos simples e eficientes para fortalecermos nossa imunidade e deixar o Covid-19 bem longe.

1.Alimentação balanceada

A boa alimentação nunca sai de moda, pois é muito importante para a saúde como um todo e o bom funcionamento do sistema imunológico. A falta de nutrientes no organismo e as deficiências de micronutrientes fazem nossos anticorpos demorarem mais a combater vírus e bactérias ou nem mesmo conseguir combate-los. Além de aumentar o risco de infecções e doenças crônicas.

Assim, uma boa dieta que conta com grandes variedades de alimentos frescos e menos industrializados ​​pode ajudar a garantir que você tenha os nutrientes necessários, ajudando a prevenir doenças. Por isso evite alimentos ricos em açúcar, gordura e sal. Opte por verduras, legumes, frutas e grãos.

2.Controle o estresse

Não é de hoje que os cientistas dizem que o estresse pode ser um verdadeiro veneno em nosso organismo. Pois quando somos expostos a longos períodos de estresse, ele afeta negativamente nosso sistema imunológico, aumentando o risco de doenças infecciosas.

Por isso, ter estratégias ou gatilhos para nos defender do estresse são importantes, como: Exercícios respiratórios, pequenas caminhadas ao ar livre ou acessar sua rede social para ter apoio podem ajudar a minimizar os níveis de estresse.

3.Uma boa noite de sono

Dormir bem é fundamental para a regulação de nossa resposta imunológica. Não dormir o suficiente pode aumentar inflamações do nosso corpo e até nos tornar mais suscetíveis a doenças como o resfriado comum.

Mas não se preocupe, você não precisa de remédios para aumentar a qualidade do seu sono. Existem muitas maneiras naturais que você pode adotar para ajudar a dormir melhor à noite. Programar seus dias indo para a cama no mesmo horário todas as noites e acordando no mesmo horário todas as manhãs, ajuda você a criar um bom hábito de qualidade no sono. Além disso, você também pode fortalecer seu sistema imunológico criando um ambiente doméstico propício ao sono por meio da exposição à luz durante o dia, bloqueando a luz à noite e separando seu espaço de trabalho do quarto.

4.Beba água

A boa hidratação adequada é crucial para manter um sistema imunológico saudável. A água é essencial para ajuda a regular a temperatura corporal, manter as articulações lubrificadas, levar nutrientes às células e manter os órgãos funcionando bem.

E uma boa estratégia para garantir que se está bem hidratado é tentar beber pequenas quantidades com frequência ao longo do dia. E também consumir alimentos com alto teor de água (como melancia, tomate ou melão) também pode ajudar a mantê-lo bem hidratado.

5.Atividade física

O exercício físico regular ajuda a estimular alterações em diferentes tipos de células imunológicas que, juntas, têm um efeito anti-inflamatório e auxiliam na atividade de defesa do organismo.

Adicione atividades físicas à sua rotina. Fazer corridas ou caminhadas socialmente distanciada ao ar livre, ou participando de uma aula de ginástica online no conforto de sua casa. Além disso, a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) disponibiliza cards para ajudar a se manter ativo durante a pandemia. Vão te ajudar a aumentar seus níveis de defesa contra doenças.

6.Mantenha os hábitos de Higiene

Não esqueça das práticas de higiene que usamos atualmente para nos proteger contra infecção e transmissão de Covid-19. Afinal elas também nos protegem contra outras infecções respiratórias, como resfriado e gripe. Então vamos relembrar algumas dessas práticas:

Distanciamento social

Evite aglomerações desnecessárias. Tente ficar a pelo menos 3 metros de distância de pessoas que não sejam de sua casa. Não tenha contato próximo com quem está doente. Se alguém em sua casa estiver doente, mantenha também o distanciamento.

Lavar as mãos

Lave bem as mãos com água e sabão, principalmente depois de chegar em casa ou estar em locais públicos e assoar o nariz, tossir ou espirrar. Se não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool. Também evite tocar em seu rosto com as mãos sujas.

Cubra seus espirros e tosses

Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ao espirrar ou tossir e jogue o lenço usado no lixo. Se você não tiver um lenço de papel, espirre / tussa na parte interna do cotovelo. Não espirre nas mãos desprotegidas.

Use máscara adequadamente

As máscaras são as principais responsáveis por reduzir a transmissão da Covid-19 e também podem ajudar a reduzir a transmissão de outros vírus respiratórios, como a gripe. Mesmo que a obrigatoriedade delas tenham sido suspensas em muitos estados, ainda são fundamentais para proteger àqueles com mais de dois anos de idade e não totalmente vacinados, principalmente em espaços públicos fechados.

Mesmo se você estiver totalmente vacinado, usar uma máscara em ambientes externos lotados, espaços públicos internos e para atividades com contato próximo com outras pessoas que não foram totalmente vacinadas continua sendo a melhor prática, especialmente em áreas onde as taxas de transmissão de covid-19 são altas e podem ajudar a maximizar sua proteção.

Cuidar da saúde ainda é importante

Estamos a cada dia mais perto do final dessa pandemia, mas ainda não chegamos no fim. Por isso cuide ao máximo da sua saúde e daqueles de quem você ama. Siga à risca esses passos apresentados na matéria e tenha certeza de que além de protegido contra a Covid-19 estará melhorando sua própria qualidade de vida. E por falar em qualidade de vida não deixe de conferir nossa matéria sobre Os perigos do sedentarismo e como equilibrar seu estilo de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *