UERN anuncia suspensão de concurso para professores

Fundação tomou decisão a partir de denúncias apontando que a empresa responsável pelo processo revelou identidade dos candidatos à banca. Entrada do campus da Uern em Mossoró
Uern/Divulgação
O concurso público da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para professor do ensino superior foi suspenso. A decisão foi publicada em uma portaria e paralisa o processo seletivo na etapa de provas e títulos.
Segundo a Fundação da UERN (FUERN), a medida “foi tomada a partir de denúncias apontando que o sistema do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), empresa responsável pelo certame, revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras, violando os princípios da legalidade e da impessoalidade”.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A recomendação para a suspensão do processo partiu da Comissão Central do Concurso.
Em nota, o Idecan disse que tomou conhecimento da suspensão do concurso através do comunicado da UERN.
O Instituto informou que a banca instalou um procedimento interno “para entender o que causou a instabilidade do sistema e ressalta que todas as provas corrigidas pelos professores seguem um padrão de segurança”.
Segundo o Idecan, os professores envolvidos no processo seletivo assinaram um termo de confidencialidade que garante o sigilo antes durante e após o certame.
“A banca reforça o compromisso em manter as informações sigilosas entre os profissionais e que o inconveniente não interfere em nada na lisura e confiabilidade do certame e confia na reversão da decisão, respeitando a vontade dos 1.269 candidatos que realizaram os exames”, citou na nota o Idecan.
O concurso em questão foi aberto pela UERN em janeiro de 2024 e previa 66 vagas para docentes. O processo seletivo previa ainda 40 vagas para técnicos de nível médio e superior, parte que não foi afetada pela suspensão.
Segundo A UERN, a suspensão ocorre “diante da necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa”. A Universidade informou que antes de adotar novos procedimentos para conclusão do concurso, vai instalar um procedimento de apuração das denúncias.
“Os passos seguintes serão determinados após a apuração dos fatos e, consequentemente, serão adotadas as medidas cabíveis”, completou a UERN.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement