Mercado em alta faz de cabeleireiro a profissão do futuro

Associação Brasileira dos Salões de Beleza avalia que existem 30% de vagas em aberto Vivi Siqueira em seu salão, na Barra, onde emprega 52 pessoas: “Profissão transforma vidas”
GLab/Camila Maia
No Dia do Cabeleireiro, os profissionais do setor têm bons motivos de comemoração. O mercado brasileiro de beleza, que segundo o Euromonitor International é o quarto maior do mundo, anseia por novos talentos. O presidente da Associação Brasileira dos Salões de Beleza, José Augusto Nascimento Santos, estima que existem 30% de vagas ociosas no Brasil.
— É importante que empresas como o Grupo L’Oréal continuem apostando em formação e aperfeiçoamento profissionais — diz Santos, lembrando que a profissão oferece muitas oportunidades de crescimento.
O projeto Geração Pro é uma das frentes de atuação de L’Oréal Produtos Profissionais na formação profissional de cabeleireiros. Feito em parceria com o Senac-DF, o projeto formou três turmas em 2024. O curso durou dois meses e teve como público-alvo mulheres entre 18 e 35 anos, chefes de família em situação de vulnerabilidade e pretas ou pardas.
Segundo o IBGE, existem 48 milhões de brasileiros de 16 a 29 anos no país. O Geração Pro está inserido no panorama desafiador de capacitar esses jovens para o mercado de trabalho e vai contribuir para a meta de L’Oréal Produtos Profissionais de formar e qualificar dez mil mulheres até 2030.
Eduarda Vieira, do Grupo L’Oréal, uma das criadoras do Geração Pro: empreendedorismo feminino em pauta
Divulgação/Marlon Macosa
Para Rodrigo Neto, head do Instituto L’Oréal, um bom cabeleireiro precisa desenvolver um leque de competências para ampliar sua inserção no mercado. Além do conhecimento técnico, é fundamental saber lidar com pessoas, estar atento às tendências e acompanhar a indústria da moda.
— O profissional que se aprofunda nos estudos está preparado para atuar em outras frentes, como publicações especializadas, cinema e consultoria de imagem — avalia.
Rainha dos cachos quer criar empregos
Fabiana em seu salão, o Fabi Cachos Curl
GLab/Camila Maia
Fabiana de Sena Mendes, de 42 anos, mora no Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro. Começou como auxiliar, e em 2018 abriu o Fabi Cachos Curl, na região da Central do Brasil. Especialista em cabelos cacheados, conquistou na Providência uma clientela que lhe permite ajudar a família. Formou-se no projeto Beleza Pro do Futuro, de L’Oréal Produtos Profissionais, e sonha ter um salão grande para empregar pessoas.
— Temos que fazer a economia rodar no nosso ambiente.
JOANA FLEURY, diretora-geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil
Divulgação
Assuma o seu melhor, aquilo em que você é bom, o que te faz feliz e aposte nisso. Foque no que você tem, não no que falta”
A importância do autocuidado no cotidiano de trabalho
Cabeleireiro há 20 anos, Lucas Possetti é atualmente um dos maiores profissionais do Brasil. Durante a maior parte de sua carreira, trabalhou como se a profissão fosse um hobby. Atendia em qualquer horário. Em 2019, teve um burnout, distúrbio resultante de estresse permanente no trabalho. Assim despertou para a importância da saúde mental.
— É uma profissão que suga muito, existe uma expectativa alta em cima de nós. Amo o que eu faço, mas isso não é um hobby — diz Lucas.
Lucas aprendeu a limitar o horário de trabalho e estendeu essa decisão à equipe. Com isso, seu dia a dia é mais saudável, e o relacionamento com seu time também. A vida melhorou para todo mundo.
Eventos no Brasil e no exterior valorizam a tecnologia na criação de looks ousados
Gabriel Petarnela e Thaynara Rodrigues, finalistas brasileiros do Style & Colour Trophy: tecnologia e criatividade
Divulgação
“Utopia” foi o nome escolhido por L’Oréal Professionnel para a edição 2024 da competição Style & Colour Trophy, que reúne a nata do poder criativo dos cabeleireiros de todo o mundo na busca da beleza. O concurso uniu tecnologia e inovação à imaginação, com looks de cabelos criados por hairstylists e artistas a partir de um computador. A intenção era criar estilos disruptivos nos mundos real e virtual.
Os vencedores de cada categoria receberam um prêmio de 10.000 €. A escolha dos finalistas nacionais aconteceu no L’Oréal Pro Summit, em São Paulo. Foram selecionados Gabriel Petarnela e Thaynara Rodrigues (campeões nacionais) e Catherine Moura (artista CGI).
Versão refil de xampus com menos plástico
Embalagens de L`Oreal Professionnel
Divulgação
O compromisso de L’Oréal Produtos Profissionais com a redução de plástico no meio ambiente foi reforçado com o lançamento das versões refil das linhas de xampus Absolut Repair e Vitamino Color, de L’Oréal Professionnel. As embalagens de 240ml, que rendem até 24 lavagens, usam 75% menos plástico.
— É uma evolução no objetivo de “Criar a beleza que move o mundo”, construindo um futuro mais sustentável — comenta Mari Salgueiro, diretora de L’Oréal Professionnel no Brasil.
Novos tons e cortes desafiam a criatividade
A procura de novas cores de tintura para os cabelos é um dos grandes desafios atuais para os cabeleireiros. A avaliação é de Bruno D’Viana, dono do Studio D’Viana e embaixador de L’Oréal Professionnel, que registra uma mudança no comportamento das mulheres: elas querem personalizar a cor do cabelo e não apenas cobrir fios brancos.
— O Bronde é o tom acobreado que promete dominar, mas o ruivo tem seu lugar. O corte em camadas vem para valorizar o movimento. São mudanças que favorecem a criação e valorizam o profissional, inclusive financeiramente — diz Bruno.

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