Batalha das custom: Shineray lança três modelos para incomodar a líder do segmento Royal Enfield

Titanium, Denver e Iron são estradeiras de baixa cilindrada que querem pegar carona no sucesso do segmento e tirar vendas de Hunter, Classic e Meteor da concorrente indiana. Nova Shineray Titanium 250 chega por R$ 23.890 para disputar mercado com a Royal Enfield Meteor 350
Divulgação | Shineray
Conhecida por motos baratas e de baixa cilindrada, a chinesa Shineray decidiu agora perseguir a indiana Royal Enfield, líder isolada no mercado de custom. Nada é à toa, já que o segmento cresceu 60% em 2024, segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave).
No final do ano passado, a Shineray lançou três modelos de estradeiras — Denver, Titanium e Iron —. em uma clara diversificação do seu portfólio no Brasil. A estratégia é morder uma fatia da Royal Enfield, que chegou há sete anos e domina o mercado de customs acessíveis, largado por grandes montadoras como Honda, Yamaha e Harley-Davidson.
Praticamente sozinha, a marca indiana tem cinco das 10 motos custom mais vendidas, com preços entre R$ 19.990 e R$ 35 mil. A Shineray vem com preços tão agressivos quanto, de R$ 19.990 a R$ 23.990.
Os modelos já estão disponíveis nas concessionárias desde dezembro. Veja cada um deles abaixo.
LEIA MAIS
Shineray 250F chega por R$ 21.500 para enfrentar a Honda CB 300F Twister; veja as novidades
Febre das custom: entenda como as motos estradeiras cresceram em vendas no país
Honda ADV 2025 chega por R$ 24.534 e motor de 160 cilindradas mais potente; conheça a scooter
Moto Shineray 250F chega por R$ 21.500
Shineray Iron 250
Custom da Shineray tem duas entradas USB para recarregar celular
A mais potente das três motos é equipada com um motor de um cilindro de 248 cilindradas, refrigerado a líquido. O motor da Iron entrega 20,5 cv e 2,3 kgfm de torque.
Apesar de ter um motor com 100 cm³ a menos que o da sua principal concorrente, a Iron 250 não decepciona: ela é 1,5 cv mais potente que a Royal Enfield Hunter 350, que possui apenas 19 cv. No entanto, a custom da Shineray perde no torque, com 0,4 kgfm a menos que a rival indiana.
Na teoria, o cenário parece favorável para a moto da Shineray, mas será preciso avaliar seu desempenho no dia a dia.
A Iron é equipada com câmbio manual de seis velocidades, uma marcha a mais que a Hunter 350. Outra vantagem é o tanque de 14 litros, enquanto a rival tem capacidade para 13 litros de gasolina. No quesito segurança, elas empatam, pois ambas possuem ABS de dois canais.
Outro ponto de empate é o preço: R$ 19.990. A Hunter 350, contudo, tem outras opções de acabamento que podem elevar seu preço a R$ 21.990.
Shineray Titanium 250
Nova custom da Shineray tem aspecto futurista
Chegando para competir com a Royal Enfield Meteor 350, que tem preço inicial de R$ 23.790, a Shineray Titanium 250 foi lançada com valor inicial de R$ 23.890.
Apesar de ter a mesma cilindrada, o motor da Titanium e da Denver são diferentes do conjunto que equipa a Iron. Enquanto a Iron possui apenas um cilindro, a Titanium e a Denver são equipadas com motores bicilíndricos.
Mesmo assim, a potência e o torque não são maiores que os da Iron. A potência é de 19 cv e o torque é de 1,8 kgfm, bem abaixo dos 2,7 kgfm das motos da Royal Enfield. A potência é equivalente.
Shineray Denver 250
Com aspecto clássico, custom da Shineray tem 250 cilindradas e custa R$ 23.990
De estilo mais clássico, a Shineray Denver 250 abusa dos cromados para conquistar um consumidor mais conservador, que busca na custom de baixa cilindrada a mesma identidade visual das clássicas de marcas premium, como Harley-Davidson e Indian.
Na Royal Enfield, quem faz o papel é a Classic 350, que tem a mesma potência e torque da Meteor 350: 19 cv e 2,7 kgfm. No entanto, a Shineray Denver tem a vantagem de vir equipada de série com um banco que suporta um garupa, enquanto a Classic tem um apelo mais esportivo ao adotar um banco somente para o piloto.
Acontece que a Denver custa R$ 1.100 a mais do que a Classic. O preço sugerido da custom retrô é de R$ 23.990, enquanto a clássica da Royal parte de R$ 22.890.
Veja a ficha técnica das motos

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement