São José fecha 2024 com alta de 8,9% no número de reclamações no Procon; empresas de telefonia e bancos lideram queixas

Dados foram divulgados pela Prefeitura de São José dos Campos nesta quinta-feira (16). São José fecha 2024 com alta de 8,9% no número de reclamações no Procon
Claudio Vieira/PMSJC
Dados divulgados pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São José dos Campos mostram que o número de reclamações contra empresas no Procon da cidade cresceu 8,9% em 2024.
Segundo os números, foram 12.977 reclamações registradas pelo Procon entre janeiro e dezembro do ano passado na cidade. No mesmo período em 2023, haviam sido contabilizadas 11.913.
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De acordo com o balanço da Prefeitura, entre as 10 empresas mais reclamadas, metade são bancos, enquanto outras três são empresas de telefonia e outras duas empresas de serviços públicos.
No topo da lista, no entanto, a empresa Vivo, de telefonia e internet, foi a mais reclamada pelos moradores de São José, com 539 registros.
O top três conta ainda com o Itaú/Unibanco em segundo lugar, com 433 reclamações, além da Claro, com 429.
Em nota, a Vivo disse que trabalha em conjunto com órgãos de defesa do consumidor para um diálogo aberto e transparente. Ela também disse que tem canais de atendimento online, pelo telefone ou de forma presencial.
Já o Itaú/Unibanco disse que a qualidade do atendimento e satisfação dos clientes são prioridades para a empresa e que analisa sugestões e reclamações para identificar possíveis melhorias.
A reportagem também procurou o grupo Claro, mas não obteve retorno.
Segundo o Procon, a recomendação é que o consumidor que se sentir lesado procure seus direitos junto ao Código de Defesa do Consumidor ou o Procon presencialmente ou pelo telefone 151 ou (12) 3909-1440.
Bancos lideram número de reclamações no Procon
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