Motorista multada em MG mesmo sem nunca ter ido ao estado não precisará pagar pela infração: ‘Dirijo certinho’

Motorista de Araçoiaba da Serra (SP) foi multada por ‘conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado’, infração gravíssima, em Uberlândia (MG), mesmo sem nunca ter visitado o estado. Motorista de Araçoiaba da Serra (SP) que recebeu multa em MG mesmo sem nunca ter ido ao estado não precisará se responsabilizar pela infração
Luciana Cardoso/Arquivo pessoal
A moradora de Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, que foi surpreendida ao receber uma multa de trânsito registrada em Uberlândia (MG), mesmo sem nunca ter ido visitar a cidade mineira, não precisará se responsabilizar pela infração. O comunicado foi feito pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) de Minas Gerais.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo a motorista Luciana de Farias Cardoso, a multa, que havia sido registrada em setembro do ano passado, se refere a “conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado”, no valor de R$ 293,47.
Além disso, a infração é considerada gravíssima, com penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo. Veja a notificação abaixo:
Documento diz que a infração foi registrada em rua de Uberlândia, em Minas Gerais, mas motorista alega que o veículo nunca esteve no estado
Arquivo pessoal
Com o carro licenciado desde 11 de junho de 2024 e sem nunca ter cometido uma infração de trânsito, Luciana conta que ficou preocupada ao receber o boleto do pagamento da multa com vencimento para fevereiro.
“A questão não é o valor e, sim, o fato de eu ser inocente e ter que levar os sete pontos na carteira. Nunca levei multa, dirijo certinho, deve ter sido erro de digitação da placa”, conta a motorista.
A mulher registrou um boletim de ocorrência e entrou com recurso contra a multa em outubro do ano passado, que foi aceito este ano pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) de Minas Gerais.
Em nota, o CET-MG disse que “a defesa da infração que foi registrada pela condutora foi aceita e que não haverá ônus. No caso em questão, não há indício de clonagem do veículo. Com a conclusão da análise da defesa, a proprietária do veículo terá a infração excluída do prontuário”.
A nota ainda pontua que, das infrações de competência da CET-MG, 18.856 entraram com recurso até janeiro de 2025 e, destas, 344 foram deferidas. As demais estão em análise ou foram indeferidas.
O g1 questionou o órgão sobre o quê pode ter causado o erro, mas não teve retorno.
Comemorar o aniversário sem multa
Luciana mora com o marido e a filha, que foi diagnosticada com esquizofrenia e, por causa desta condição, não costuma viajar para longe com frequência. Segundo ela, visitou apenas o Paraná, em Foz do Iguaçu, e Panorama, que faz fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul.
Na próxima quinta-feira (23), a motorista vai completar 52 anos e, ao g1, contou que vai poder celebrar a data sem a preocupação de receber os pontos na CNH.
“Não devo nada e não temo, fiquei muito feliz, mas estava desesperada. Não sei se vai dar para comemorar [o aniversário] por causa da correria de médico com a minha filha, mas já é um alívio”, finaliza.
Motorista de Araçoiaba da Serra (SP) levou multa por engano em MG
Luciana Cardoso/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement