Unicamp vai capacitar alunos para promover inclusão de pessoas com deficiência; entenda

Em conjunto com outras três universidades paulistas, Unicamp passa a oferecer disciplina a partir de março; serão 2 mil vagas por semestre para estudantes não PCDs Foto de arquivo de uma das entradas da Unicamp, em Campinas (SP)
Fernando Evans/g1
A Unicamp vai oferecer aos seus alunos uma nova disciplina de inclusão e acessibilidade. A ação que reúne quatro universidades públicas de São Paulo, incluindo USP, Unesp e Univesp, tem como objetivo capacitar estudantes de todas as áreas do conhecimento a compreender e promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCD).
Chamada de “Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão”, a matéria tratada como inédita no país será oferecida de forma optativa aos alunos não PCDs, de forma on-line, a partir de março. Serão 2 mil vagas na Unicamp por semestre – 8 mil nas quatro universidades.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“A matéria trará conteúdos essenciais para promover uma educação mais acessível e inclusiva. Entre os principais temas, estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas, além do estudo dos direitos das pessoas com deficiência e da importância da cultura inclusiva”, destaca a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
Durante as aulas, os alunos também terão acesso “a conceitos sobre tecnologia assistiva e desenho universal para a aprendizagem, práticas pedagógicas voltadas à diversidade e discussões filosóficas e éticas sobre inclusão”.
As inscrições devem ser feitas pelos alunos interessados na Diretoria Acadêmica, para que seja contado como crédito.
Segundo a SEDPcD, a ação em parceria com as universidades paulistas visa incentivar a formação de profissionais preparados para atender as pessoas com deficiência, que são 3,3 milhões apenas no estado de São Paulo, de acordo com o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A Unicamp defende que a oferta da nova disciplina está alinhada com avanços institucionais recentes, como a adoção de um sistema de cotas para pessoas com deficiência nos cursos de graduação, aprovada em setembro de 2024.
“Com o aumento da população de estudantes com deficiência, será fundamental criar um ambiente acadêmico mais preparado e acolhedor, e a conscientização de toda a comunidade universitária desempenhará um papel essencial nesse processo”, afirmou Ivan Toro, pró-reitor de Graduação da Unicamp.
LEIA TAMBÉM:
Unicamp aprova cotas para pessoas com deficiência na graduação; veja o que muda
Unicamp aprova cotas para pessoas com deficiência na graduação
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja outras notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement