Projeto-piloto com uso de drones em patrulhamentos da PM completa três meses em Bauru; entenda como funciona

Projeto-piloto teve início em outubro de 2024 e segue em análise até o final de 2025. Os resultados devem expandir o uso da tecnologia para outras regiões do estado. Em Bauru, drone tem ajudado Polícia Militar em suas operações
Três meses após o início do projeto-piloto de policiamento com drones em Bauru (SP), a Polícia Militar avalia positivamente os resultados da nova tecnologia, que tem ajudado a prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Implementado em outubro de 2024 pelo 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o projeto também está em andamento em outras cidades paulistas como Osasco, São Paulo e municípios do litoral.
De acordo com o tenente Bruno Rafael da Silva, subcomandante da 3ª Companhia da PM em Bauru, o uso de drones veio para complementar as estratégias de policiamento existentes e fortalecer a atuação preventiva.
“A Polícia Militar não pode ficar para trás em relação às tecnologias disponíveis. Esse novo programa busca integrar nossas forças para trazer a percepção de segurança para toda a população e prevenir crimes, que é nossa missão principal”, explica.
Polícia Militar inicia projeto-piloto de policiamento com drones em Bauru
Gabriel Pelosi/TV TEM
O trabalho com drones em Bauru já tem gerado resultados práticos. Uma das ocorrências mais recentes foi registrada no Jardim Ouro Verde, onde o equipamento detectou movimentações suspeitas que indicavam tráfico de drogas.
“Durante o patrulhamento preventivo, percebemos uma movimentação que gerou suspeita. Solicitamos o apoio das equipes em solo e, na abordagem, conseguimos identificar que realmente se tratava de uma situação de tráfico de drogas. O material foi apreendido e o infrator foi conduzido à delegacia”, relata o tenente.
Três meses após a implantação, PM avalia de forma positiva uso de drones para reforçar patrulhamento em Bauru
TV TEM/Reprodução
Operação do projeto
A equipe de operação do drone é composta por, no mínimo, dois operadores responsáveis por direcionar o equipamento e coletar as imagens, além de um policial que garante a segurança da equipe, já que a atenção está totalmente voltada para o controle da tecnologia.
“Utilizamos o drone principalmente para o patrulhamento preventivo, mas também em ocorrências como roubos e captura de procurados pela Justiça. Além disso, ele nos permite realizar levantamentos contínuos, que ajudam a manter a ordem pública e apoiar outras modalidades de policiamento”, conta Bruno.
Além de atuar em áreas urbanas e rurais de Bauru, o projeto segue em análise até o final de 2025, quando os resultados consolidados devem indicar a viabilidade de expandir o uso da tecnologia para outras regiões do estado.
Três meses após a implantação, PM avalia de forma positiva uso de drones para reforçar patrulhamento em Bauru
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement