Mulher encontra larvas dentro de hambúrguer assado em Juiz de Fora: ‘tomado pelos bichos’, disse

Letícia Cristina da Silva havia acabado de sair do trabalho e parado em uma padaria para comer. Proprietária do local disse que não estava ciente do caso. Veja o que fazer em situações semelhantes. Mulher encontra larvas dentro de lanche em Juiz de Fora
Imagine fazer uma pausa para comer um lanche e se deparar com algum bicho na comida. Esse foi o caso de Letícia Cristina da Silva, que viveu um momento de puro desconforto ao dar a primeira mordida em um salgado e, em seguida, descobrir larvas dentro dele, em Juiz de Fora, na última semana.
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“Havia acabado de sair do serviço e resolvi parar na padaria. Fui, comprei um mini hambúrguer e mordi. Tenho o costume de olhar o que vou comer, então vi as larvas. O bife estava tomado pelos bichos”, contou.
Letícia Cristina da Silva encontrou larvas dentro de um salgado em Juiz de Fora
TV Integração/Reprodução
Em contato com a proprietária da Padaria Mineira, ela informou que não estava sabendo do fato, mesmo tendo uma audiência de conciliação sobre o caso marcada para o dia 27 de fevereiro deste ano.
Em entrevista à TV Integração, a auxiliar de produção disse que voltou imediatamente ao estabelecimento após encontrar as larvas no alimento e que o dinheiro foi devolvido.
“Falei com os funcionários que o hambúrguer estava cheio de bicho. Eles ficaram em silêncio por uns três minutos e disseram que não sabiam por que o alimento estava assim, que nunca tinha acontecido isso e que iriam retirar os alimentos de lá”.
Fatores que podem contaminar os alimentos
Larvas dentro de lanche em Juiz de Fora
Arquivo Pessoal
De acordo com a consultora de alimentos Deisiane Franciele, que analisou as imagens, ela disse que, na visão dela, o hambúrguer já estava assado. “A avaliação que faço é que houve a entrada de um mosquito na estufa onde estava o salgado”.
A especialista explicou que dois fatores são determinantes para que isso aconteça:
a temperatura da estufa não estava ideal, pois, a partir do momento em que a mesma está correta, o mosquito não entra no local;
O tempo é outro fator importante, pois o mosquito teve o período necessário para entrar pela abertura da estufa, o que seria outra falha operacional, e logo conseguiu colocar os ovos no local, que demoram de 20 a 24 horas para se multiplicar em larvas.
Além do constrangimento e desconforto, a consultora ressaltou que um alimento contaminado pode também gerar problemas de saúde. “Dependendo da quantidade de larvas e da contaminação feita pelo mosquito, a pessoa pode ter uma intoxicação alimentar, com sintomas como febre, enjoo e até vômito. Nesses casos, é preciso procurar ajuda médica para receber tratamento”, pontuou a consultora.
Consumidor pode acionar a Justiça
Casos como o da Letícia são considerados acidentes de consumo, com direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor. A pessoa pode solicitar a substituição do alimento, a devolução do valor pago ou buscar reparação na Justiça.
A advogada especialista em direito do consumidor, Lília Nunes, explicou que o consumidor não precisa ingerir o alimento para ter o direito à reparação.
“Se o consumidor foi exposto, o fornecedor, lá atrás na cadeia, deveria ter tomado esse cuidado, mas não o fez. Por isso, ele está sujeito a indenizar não apenas as questões de devolução ou substituição, mas também os danos que efetivamente aquele consumidor sofreu”.
Como registrar o problema?
A profissional reforça que o consumidor deve sempre, em primeiro lugar, formalizar a reclamação no estabelecimento e, em seguida, se necessário, registrar a queixa nos órgãos de defesa do consumidor.
“A pessoa deve informar devidamente documentado, ou seja, com a nota fiscal de que adquiriu o produto, uma foto ou, eventualmente, uma testemunha”, explicou.
O consumidor precisa, segundo a especialista, dar ciência à empresa de que ela cometeu uma infração. A partir disso, há duas questões:
Se for de consumo imediato, ou seja, se a pessoa foi a um estabelecimento para fazer um lanche ou uma refeição, é preciso informar a empresa na hora e provar que adquiriu o produto;
Uma outra situação é quando o produto vai até a casa da pessoa com algum problema. Nessa situação, é preciso entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor, com foto e com nota fiscal.
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