Instagram encerra hoje filtros de Stories feitos por terceiros; entenda como fica a partir de agora

Meta está desativando a sua plataforma de criação e apenas filtros desenvolvidos pela própria empresa continuarão disponíveis. Mudança também vale para os Stories do Facebook e Messenger. O Instagram encerra nesta terça-feira (14) os filtros de realidade aumentada (RA) para Stories criados por terceiros. A decisão, anunciada pela Meta, dona da rede social, ocorreu inicialmente em 27 de agosto de 2024.
Com isso, a plataforma de criação desses efeitos, chamada de Meta Spark, também será finalizada. Apenas os filtros criados pela própria Meta estarão disponíveis para os usuários. A alteração também vale para Facebook e Messenger.
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros – incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA – não estarão mais disponíveis a partir desta data”, disse a Meta em comunicado.
“[A partir de 14 de janeiro] os usuários não verão mais efeitos RA de terceiros ao acessar a câmera do aplicativo]”, afirma a empresa em seu FAQ sobre a mudança.
Os criadores ainda podem baixar seus filtros no Meta Spark até hoje. Se o programa já estiver fora do ar para você, basta fazer o download pela Central de Contas (confira abaixo como fazer).
Instagram encerra hoje filtros de Stories feitos por terceiros; veja como salvar seus efeitos criados no Meta Spark
Reprodução/Instagram
A big tech não deu muitos detalhes sobre a decisão, mas disse que ela é necessária para que eles possam priorizar outros produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”.
O Meta Spark foi lançado há sete anos e era usado por empresas e criadores de conteúdos para a criação de filtros personalizados de realidade aumentada que ficam disponíveis nas plataformas da Meta.
Como baixar os seus filtros criados
No Meta Spark Hub:
Entre no Meta Spark Hub e faça login com a sua conta;
Clique em “Efeitos”;
Clique no efeito que deseja baixar;
Clique em Arquivos e baixe.
Na Central de Contas:
Na Central de Contas, vá em “Suas informações e permissões” e “Baixar suas informações”;
Clique em “Baixar ou transferir suas informações” ou “Solicitar um download”;
Selecione a conta do Facebook ou Instagram que possui os efeitos criados;
Selecione “Tipos específicos de informações”;
Por fim, selecione “Meta Spark” e escolha como deseja baixar.
LEIA TAMBÉM:
Meta, dona de Facebook e Instagram, encerra programa interno de diversidade e inclusão
Pela 1ª vez, tribunal da União Europeia multa a própria UE por violar sua lei de proteção de dados
O que são as notas de comunidade que a Meta quer implementar?
Meta, dona de Instagram e Facebook, encerrará sistema de checagem de fatos
89% dos brasileiros têm acesso à internet em casa, diz IBGE
Como são os ‘clones’ de influenciadores que poderão interagir com fãs 
Como o Instagram tem sido cada vez mais usado como Tinder

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement