Combate à dengue terá apoio do Ministério da Saúde com estações larvicidas e remessa de testes rápidos em Rio Preto

Medidas para o controle da doença foram anunciadas em reunião entre representantes do governo federal e do município. Estação que dissemina larvicida é uma das armas para o combate à dengue
Ualisson Noronha/SESDF
Representantes do Ministério da Saúde estiveram em São José do Rio Preto (SP) na segunda-feira (13) para discutir ações integradas de enfrentamento da epidemia de dengue que afeta a cidade e a região.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O governo federal anunciou o envio de novas tecnologias para o município, como as Estações Disseminadoras Larvicidas (EDL), dispositivos que facilitam a aplicação de larvicidas em criadouros do mosquito Aedes aegypti, além da capacitação das equipes locais para utilizá-las.
Funcionamento da Estação Disseminadora Larvicida (EDL)
Divulgação/Fiocruz
Outra medida será a introdução do método Wolbachia, que utiliza uma bactéria para bloquear o desenvolvimento de vírus como o da dengue, zika e chikungunya nos mosquitos.
Além disso, foi discutida a implementação de testes rápidos para diagnóstico da doença. O Ministério da Saúde adquiriu 6 milhões de testes NS1 com sensibilidade superior a 95%, e parte dessa remessa deverá ser destinada a São José do Rio Preto, conforme anunciado.
A situação de emergência em saúde pública, provocada pela epidemia de dengue, foi reforçada na reunião, com a apresentação de dados epidemiológicos atualizados. O município também buscará apoio federal para ampliar a rede de leitos hospitalares destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo vírus da dengue.
A reunião contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas, e da equipe da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, além de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias Municipais de São Paulo (Cosems/SP).
Dengue em Rio Preto
Em 2024, Rio Preto registrou mais de 32 mil casos confirmados de dengue. Em 2025, os números continuam elevados, com mais de 300 casos confirmados e além de 4 mil em investigação, caracterizando a epidemia da doença na cidade e a situação de emergência em saúde pública.
Representantes do Ministério da Saúde realizaram reunião em Rio Preto por conta da dengue
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement