Rematrícula antecipada e negociação: como os pais tentam driblar alta da mensalidade escolar em Ribeirão Preto

Valores na rede particular de ensino podem subir até 15% em 2025 . Elevação de gastos com encargos é uma das justificativas. Valor da mensalidade das matrículas aumenta nas escolas privadas de Ribeirão Preto
O servidor público Tiago Caldeira se antecipou à chegada de 2025 e fez a rematrícula dos dois filhos na escola particular em Ribeirão Preto (SP), em uma tentativa de amenizar a alta dos preços. “Recebemos o comunicado da escola e conseguimos renovar a matrícula dos nossos filhos. A escola oferece pacotes necessários e conseguimos nos planejar para esse momento”, diz.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Quem não se precaveu como ele vai pagar este ano até 15% a mais na mensalidade, segundo uma apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, em algumas unidades educacionais da rede privada na cidade.
O aumento tem relação com a elevação de gastos, como encargos trabalhistas, e ocorre em meio a uma demanda crescente por ensino particular desde o fim da pandemia. “Hoje, são muitos encargos. Não existe a possibilidade de a instituição não repassar”, afirma Mary Torres, dona de um colégio no centro da cidade.
Escola particular em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
A limitação de vagas também é um fator importante às vésperas do início do ano letivo – entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. Ao menos na escola no Centro, mais de 90% dos pais renovaram as matrículas.
LEIA TAMBÉM
Preço do material escolar pode variar até 156% em Ribeirão Preto, segundo Fundação Procon-SP; veja lista
Rematrícula antecipada e negociação
Em outra escola do centro, a coordenadora pedagógica Danielle Minto conta que o reajuste nas mensalidades será de 6,5% este ano. Desde setembro, a equipe promoveu rematrículas e ofereceu descontos para famílias com mais de um filho como uma forma de ajudar os pais que se anteciparam e, ao mesmo tempo, garantir o equilíbrio financeiro da instituição.
“A maior parte dos alunos faz essa matrícula, mas agora em janeiro nós temos alguns alunos que estão transferindo de outras cidades ou colégios.”
Professora e mãe de aluno, Maria Luiza Ferreira reconhece que a antecipação da matrícula fez toda a diferença na situaçãofinanceira da família.
“Aproveitamos a oportunidade de renovar o quanto antes para não perder a vaga e para nos organizarmos. (…) Tivemos esse desconto, e foi muito importante para nós naquele momento”, afirma.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement