Imagens de povo indígena isolado, nunca antes visto, em Rondônia, são divulgadas pela Funai

Grupo vive na Terra Indígena (TI) Massaco, localizada entre Alta Floresta d’Oeste (RO) e São Francisco do Guaporé (RO). Os registros foram feitos durante expedições no início de 2024.

Foto mostra nove indígenas que vivem em isolamento voluntário com idades estimadas entre 20 e 40 anos.
Reprodução CGIIRC/Funai
Imagens inéditas de povos indígenas isolados no interior de Rondônia foram divulgadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O grupo vive na Terra Indígena (TI) Massaco, localizada entre Alta Floresta do Oeste (RO) e São Francisco do Guaporé (RO).”
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Os registros foram feitos durante expedições da Funai no início de 2024 e mostram um grupo de nove indígenas, todos do sexo masculino, com idades estimadas entre 20 e 40 anos, interagindo com objetos deixados pela equipe de proteção. A etnia do grupo ainda é desconhecida.
📷 Veja todas as fotos divulgadas:
TI Massaco em fevereiro de 2024 no momento em que os isolados retiravam machados e facões deixados pela equipe da Funai
Reprodução CGIIRC/Funai
Nove indígenas que vivem em isolamento voluntário com idades estimadas entre 20 e 40 anos.
Reprodução CGIIRC/Funai
Abrigos temporários de indígenas isolados identificados pela equipe da Funai
Reprodução CGIIRC/Funai
A TI Massaco foi demarcada e regularizada pelo Decreto de 11 de dezembro de 1998. O tamanho da área ultrapassa 400 mil hectares, sendo que 97,5% das terras estão sobrepostas à Reserva Biológica do Guaporé (REBIO Guaporé).
Antes de serem fotografados, o grupo isolado deixava diversos vestígios, como armadilhas, abrigos temporários, pontos de coleta de mel e alimentos. Para os agentes, essa aproximação pode estar relacionada à necessidade que os indígenas estão tendo de buscar recursos para sua sobrevivência.
De acordo com a Funai, a presença do grupo naquelas terras reforça a necessidade de proteção territorial que possam ameaçar à sua sobrevivência. As atividades de monitoramento também confirmaram a presença de isolados na Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, em Mato Grosso.
Indígena Kawahiva do Rio Pardo, identificado por uma armadilha fotográfica em novembro de 2020
Reprodução CGIIRC/Funai
LEIA TAMBÉM:
Grávida de gêmeas siamesas em RO luta para dar à luz fora do estado
Venezuelano é morto a facadas após briga em bar, em Vilhena, RO
Veja notícias de Rondônia:

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement