Governo estadual divulga prazos para implementação do VLT em Sorocaba

Projeto de VLT pretende ligar zona oeste e leste de Sorocaba (SP) com veículo sobre trilhos. Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos informou que o contrato com a empresa ganhadora do leilão deve ser assinado até o início de 2028. Governo estadual divulga prazos para andamento de projeto do VLT em Sorocaba (SP)
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
O Governo do estado de São Paulo divulgou prazos para implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Sorocaba (SP). A iniciativa faz parte de um megapacote de projetos anunciado pelo Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em maio do ano passado.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos, a consulta pública que visa permitir que a população opine sobre o projeto, deve ocorrer entre o terceiro e quarto trimestre de 2026.
Depois, será aberto o edital para as empresas que desejam concorrer ao leilão. Conforme as informações da pasta, o contrato entre o governo estadual e a empresa deve ser assinado no final de 2027 ou início de 2028.
Projeto pretende ligar zona oeste e leste de Sorocaba (SP) por meio do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
Secretaria de Parcerias em Investimentos/Divulgação
Projeto
Segundo divulgado pela secretaria de governo, o VLT Sorocaba terá 25 quilômetros de extensão e 13 estações, ligando o município de leste a oeste em um trajeto de 36 minutos.
Conforme a pasta, futuramente, o VLT deve fazer integração com o Eixo Oeste do Trem Intercidades (TIC). O custo previsto da obra é de R$ 1,5 bilhão. A estimativa do governo é de que a implementação deste meio de transporte beneficie 760 mil pessoas.
Trem Intercidades
Além do VLT, o governo também menciona no projeto a criação do trem intercidades em Sorocaba. O projeto custará R$ 8,5 bilhões. O TIC ligará São Paulo a Sorocaba, com parada em São Roque (SP), por linha férrea. O trajeto deverá ser feito em 60 minutos e terá quatro novas estações.
Conforme a secretaria, o projeto está na fase final de estudos técnicos. A previsão é de as obras comecem em 2027 e que o trem já esteja operando na cidade até 2032.
Ainda em fase de estudos, projeto de trem intercidades ligará Sorocaba a SP em um trajeto de 60 minutos
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement