Enem: nota pode abrir portas de universidades na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos

A nota também é a principal porta de entrada para pelo menos 127 instituições públicas de ensino no Brasil. E o caminho para chegar até uma delas é se inscrever no Sisu. Estudantes que fizeram o Enem se preparam para disputar uma vaga no Sisu
Com o resultado do Enem nas mãos, começa a maratona dos estudantes para conseguir uma vaga no ensino superior. A nota pode abrir portas de universidades até na Europa e nos Estados Unidos.
A Maria Gontijo Nicole, de 18 anos, quer fazer odontologia e está confiante com os 960 pontos que tirou na redação do Enem. Depois da prova, agora começa outra etapa até conseguir a tão sonhada vaga.
“Vou esperar sair o resultado do Sisu para ver se eu vou para federal ou não. O objetivo é tentar entrar na UFMG com a nota do Sisu”, conta.
A nota do Enem é a principal porta de entrada para pelo menos 127 instituições públicas de ensino no Brasil. E o caminho para chegar até uma delas é pegar a nota do Enem e se inscrever no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. A plataforma vai abrir para inscrições na sexta-feira (17). Mas, a partir de terça-feira (14), já será possível consultar as vagas disponíveis.
No próprio site do Sisu, os participantes podem fazer simulações para saber em qual curso e em qual universidade ele poderia entrar, levando em conta, por exemplo, as notas de corte de 2024.
Como é calculada a nota do Enem 2024 e como saber se fui bem?
Dá também para usar o nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudo total ou parcial pelo ProUni ou um financiamento estudantil pelo Fies. Nos dois casos, é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos de média, não ter zerado a redação e se enquadrar nos critérios de renda.
Ainda é possível se candidatar para vagas em 35 instituições de Portugal. Algumas universidades do Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Reino Unido também aceitam o exame.
Enem: nota pode abrir portas de universidades na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos
Jornal Nacional/ Reprodução
A partir de agora, a calma é fundamental.
“São cinco dias de Sisu a partir do dia 17 e aí, com o resultado parcial, ele consegue analisar sua oportunidade de entrar ou não naquela instituição, podendo fazer alterações ao longo desse período de inscrição”, explica Washington Lima Costa, diretor pedagógico.
A Luiza Lanza acredita que está muito perto de conquistar o sonho:
“Eu até usei para uma aplicação no exterior, para Universidade de Toronto. Então, foram muitas oportunidades a partir de um bom desempenho no Enem”, diz.
LEIA TAMBÉM
Sisu, Prouni, Fies e universidades no exterior: como usar a nota do Enem
Enem 2024: apenas 12 candidatos conseguem nota máxima e número é o menor em dez anos
Enem 2024: resultado já está disponível; site do Inep apresenta instabilidade

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement