Vacinação contra a dengue atingiu apenas cerca de 57% do público alvo em Manaus; Semsa faz alerta

Vacina está sendo ofertada na capital amazonense ao grupo de 10 a 14 anos de idade – o mais vulnerável a desenvolver as formas graves da doença. Vacina contra a dengue
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Em Manaus, apenas cerca de 57% do público alvo se imunizou contra a dengue desde o início da oferta da vacina, em fevereiro do ano passado. O dado foi divulgado na última sexta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que alertou para a importância da vacinação.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a vacina está sendo ofertada na capital amazonense ao grupo de 10 a 14 anos de idade – o mais vulnerável a desenvolver as formas graves da doença.
No entanto, o levantamento da Semsa indicou que apenas 93.154 pessoas desse segmento estão imunizadas, o que corresponde a 57,25% da meta de imunização.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ressalta que se vacinar contra a dengue é uma estratégia eficaz para evitar que a doença evolua para os sintomas mais severos.
“O período chuvoso é sempre desafiador para a saúde pública, porque nessa fase aumenta a transmissibilidade de doenças por arboviroses e as síndromes gripais, mas nesse cenário temos uma arma efetiva que aumenta a defesa do corpo para a infecção causada pela dengue”, salienta o subsecretário.
💉 Como funciona a vacina e onde tomar?
A vacina ofertada na rede municipal de saúde é a Qdenga. O esquema vacinal compreende duas doses da vacina, obedecendo um intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.
No caso de crianças e adolescentes que tiveram diagnóstico confirmados para dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. “Mas se a infecção acontecer depois desse usuário ter recebido a primeira dose, orientamos que se espere 30 dias a contar do desaparecimento dos sintomas para que a segunda dose seja recebida”, aconselha o subsecretário.
O imunizante está disponibilizado em unidades de saúde que funcionam no horário regular, das 8h às 17h, nas que atendem no horário ampliado, das 7h às 20h, e nas que funcionam aos sábados, das 8h às 12h.
➡️ Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser conferidas clicando aqui.
Centro de emergência contra dengue começa a funcionar em Manaus

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement