Conheça a Ilha do Campeche, ‘o Caribe catarinense’, que passou a ter acesso controlado por ingresso

Local tem areia branca, águas cristalinas e é tombado como patrimônio arqueológico e paisagístico nacional. Segundo a prefeitura de Florianópolis, novas diretrizes buscam “preservar o meio ambiente e garantir a segurança dos visitantes”. Ilha do Campeche, em Florianópolis
Lucas Amorelli/ NSC
O acesso à Ilha do Campeche, um patrimônio arqueológico de Florianópolis, passou a ser controlado no sábado (11). Agora, visitantes terão que apresentar um ingresso individual, que deve ser solicitado previamente (veja mais abaixo).
Com areia branca e águas cristalinas em tons turquesa, que deram à praia o apelido de “Caribe catarinense”, a ilha preserva inscrições rupestres de valor histórico e é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Localizada em frente à Praia do Campeche, ela tem aproximadamente 1,6 km de comprimento e 500 metros de largura. Por determinação judicial, apenas 800 pessoas podem visitar o espaço por dia na ilha.
Tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro, conforme o município.
➡️ A Ilha do Campeche tem:
🌊 Praia de águas caribenhas e areia branca
🥾 Trilhas terrestres e subaquáticas
🪨 Sítios com inscrições rupestres e oficinas líticas
🪨 Monolito com cerca de 9 metros de altura
Ilha do Campeche, em Florianópolis
Lucas Amorelli/ NSC
🌊 Água cristalina
Segundo o geógrafo Aracídio de Freitas Barbosa Neto, são alguns os fatores que auxiliam na coloração da água, como:
poucos rios nas proximidades
corrente martíma
“Não tem nenhum rio despejando água doce e mais turva próximo dali. O Rio Sangradouro vai para o lado da Praia do Matadeiro e acaba não prejudicando. O canal da Barra, lá mais adiante, também. E nesse meio tempo, entre Praia da Armação e a Praia do Campeche, tem só um riozinho ou outro, bem pequenininho e fraquinho”, explica.
Outro ponto que favorece a formação das águas cristalinas são as correntes marítimas. O especialista esclarece que, por causa do formato da Ilha, elas são longas e não trazem tanta turbidez para a água – diferente dos costões, onde o mar acaba batendo mais forte.
VÍDEO: Quati ‘furta’ pacote de batatas em praia de Florianópolis e foge driblando banhistas
🎫 Ingresso
Agora, para entrar no local, é necessário apresentar um bilhete. O ingresso é gratuito, mas deve ser solicitado previamente no site da prefeitura. Os custos ficam apenas para o transporte feito por embarcações.
De acordo com a prefeitura, as novas diretrizes para transporte e desembarque de visitantes durante a temporada de verão buscam “preservar o meio ambiente, garantir a segurança dos visitantes e o cumprimento das cotas diárias de visitação, conforme determinação judicial.”
Ilha do Campeche, em Florianópolis
Leonardo Sousa/PMF
Ilha do Campeche é conhecida como o Caribe catarinense
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement