Incêndio em Los Angeles: 11 pessoas morreram; mudança no vento dificulta combate

Bombeiros combatem o fogo em diversas frentes e fazem progresso, mas a mudança do vento pode retardar o combate. Incêndio em Los Angeles
TV Globo
Noite e dia, os helicópteros não param de jogar água sobre as chamas.
Os bombeiros controlaram grande parte dos focos em Kenneth, Hurst e Lídia, e fizeram avanços nas regiões mais atingidas, Palisades e Eaton. Mas milhares de moradores de Brentwood e Encino receberam ordem de retirada.
Estou em Brentwood. É uma área de onde a gente pode acompanhar um incêndio com segurança. O vento está soprando para o outro lado. Mas as chamas estão muito perto. Os bombeiros estão trabalhando nesta área, que é muito próxima de condomínios residenciais. Se o vento mudar de direção, as chamas podem chegar até estas casas muito rapidamente.
As equipes de combate ao incêndio usam helicópteros e aviões com um produto especial pra conter as chamas.
As equipes de combate ao incêndio usam helicópteros e aviões para jogar água e um líquido especial, na linha do fogo, pra dificultar que se alastre.
Cada um tem capacidade para lançar cerca de 35 mil litros. O líquido cor-de-rosa tem uma composição de produtos que retardam a evaporação e, por isso, ele pode ser até mais eficiente do que a água.
Nesta área, fica um dos principais museus de Los Angeles, o Getty Center, e é onde moram pessoas famosas, como o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o jogador de basquete Lebron James.
O ex-nadador Gary Hall Junior morava na cidade. Ele conta que só teve tempo para salvar o cachorro e pegar a insulina para a diabetes, antes da casa ser engolida pelas chamas — e deixou para trás dez medalhas olímpicas.
As imagens mostram Pacific Palisades antes e depois da passagem do fogo.
Um morador diz que acompanhou o princípio do incêndio na terça-feira em Palisades. Don diz que viu a fumaça por volta de dez da manhã, e que logo o vento forte começou a espalhar as brasas pela vegetação.
José Luis diz que ele e a família saíram com a roupa do corpo e perderam três casas.
“Não conseguimos mais dormir. É só fechar os olhos que vemos o fogo novamente”, diz.
Várias celebridades – entre elas as atrizes Sharon Stone e Halle Berry – esvaziaram os armários e doaram roupas para quem perdeu tudo.
A polícia de Los Angeles disse que está investigando as causas dos incêndios, com ajuda do FBI, a Polícia Federal americana, mas afirmou que até agora não há indícios de que a origem teria sido criminosa.
As autoridades também informaram que a previsão é de que os ventos continuem fortes nas próximas 72 horas.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement