Saúde mental: ‘É importante entender que você não está sozinho e pode procurar ajuda’, alerta psicóloga

Compreender que sair do sofrimento psíquico requer ajuda profissional é o primeiro passo. Saúde mental merece tanto cuidado quanto a saúde física
Divulgação
No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o incentivo à busca por atendimento especializado é intensificado em todo o Brasil, em especial, na rede de saúde pública, e não por acaso, afinal, tão importante para a manutenção da saúde geral do ser humano quanto a prevenção de doenças que apresentam sintomas físicos nos pacientes é a saúde mental.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para a psicóloga da da UBS Amparo/Conquista, em Santarém, no oeste do Pará, Maria da Conceição Figueira da Silva, cuidar da saúde mental e emocional juntamente com a saúde física possibilita mais qualidade de vida e bem-estar ao indivíduo. Por isso, é importante a observação constante de sintomas que possam estar associados a transtornos mentais, como ansiedade, depressão e bipolaridade, por exemplo. E o primeiro passo em busca da melhoria da qualidade de vida é buscar o atendimento especializado.
“Às vezes a pessoa fica muito presa ao problema, achando que o problema não tem solução. Mas é preciso entender que para todo problema existe uma solução. Então é importante cuidar, entender que você não está sozinho e que pode buscar ajuda, e inclusive existem tratamentos gratuitos em unidades básicas de saúde de Santarém”, destacou a psicóloga.
Maria da Conceição Figueira da Silva reforça que em Santarém, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, CAPS II, CAPS AD III e CAPSi) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Floresta, Conquista, Livramento e Aparecida/Caranazal oferecem suporte especializado gratuito, proporcionando acolhimento e acompanhamento para pessoas de todas as idades.
CAPS i atende crianças e adolescentes com sofrimento psíquico
Agência Santarém/Divulgação
Acompanhamento
Pacientes diagnosticados com transtornos mentais devem fazer acompanhamento médico especializado. A presença desses transtornos tem impactos reais na rotina de milhares de homens e mulheres. Por isso, é fundamental dar a atenção necessária a essa pauta.
Maria da Conceição Figueira da Silva explica que por meio de acompanhamento psicológico, o profissional especializado poderá indicar intervenções medicamentosas e métodos de tratamento ideais para cada caso, levando em consideração o histórico do paciente. E enfatiza que as pessoas precisam perder o medo de buscar o serviço de saúde e contar o que sentem.
“Procure um enfermeiro, procure o médico, diga o quanto você está precisando conversar, desabafar. às vezes você não consegue falar com um amigo ou um familiar por ter medo de não ser compreendido. O atendimento psicológico é justamente onde você pode estar sendo ouvido sem ser julgado. O que você conversa com o profissional fica ali, porque existe o código de ética, que é o sigilo, que vai resguardar tudo o que você conversar”, ressaltou a psicóloga.
Veja onde buscar atendimento psicológico em Santarém
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) – localizado na Travessa Silva Jardim, 1126, bairro Aparecida, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A unidade oferece apoio psicológico a crianças e adolescentes, de 2 a 17 anos, que enfrentam transtornos mentais, como esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno de estresse agudo e pós-traumático, transtorno depressivo e transtorno obsessivo compulsivo.
Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de nascimento, carteira de vacinação e uma foto 3×4.
Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) – localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, bairro Aparecida, funcionada 24h, com atendimento geral das 7h às 18h; após esse horário, os serviços são restritos aos pacientes em hospitalidade. Se destina ao atendimento de pessoas que enfrentam problemas de saúde mental relacionados ao uso de substâncias.
Documentos necessários: Para se cadastrar, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) – Unidade do Governo do Estado, está localizada na Rua Afonso Pena, 48, Santa Clara, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Atende pessoas de todas as idades com transtornos mentais graves e persistentes, proporcionando um espaço seguro e acolhedor.
Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
UBS’s
Quatro Unidades Básicas de Saúde em Santarém oferecem consultas psicológicas e realizam encaminhamentos, se necessário:
UBS Floresta: Atendimento para pacientes das zonas Central e Sul.
UBS Aparecida/Caranazal: Atendimento para pacientes da Zona Norte.
UBS Livramento: Atendimento para pacientes da Zona Leste.
UBS Conquista: Atendimento para pacientes da Zona Oeste.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement