Ponte com estrutura abalada segue interditada após chuvas em Nova Serrana; veja rota alternativa

Trecho da Rua Coronel Martinho Ferreira do Amaral, que liga o Centro à BR-262, permanecerá fechado para garantir a segurança à população. Ponte segue interditada por tempo indeterminado em Nova Serrana
Prefeitura de Nova Serrana/ Divulgação
As fortes chuvas que atingiram Nova Serrana nesta quinta-feira (9) causaram estragos significativos na estrutura da ponte localizada na Rua Coronel Martinho Ferreira do Amaral, que conecta o Centro da cidade à BR-262.
A Prefeitura de Nova Serrana anunciou a interdição temporária da via como medida preventiva para evitar acidentes e garantir a segurança de motoristas e pedestres. Veja rota alternativa abaixo.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Segundo o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fabiano Cunha, uma avaliação preliminar realizada pelas equipes de engenharia apontou que, embora os pilares e vigas principais da ponte não tenham sido comprometidos, o aterro que sustenta a estrutura foi severamente danificado.
Ele também destaca a necessidade de uma análise detalhada das causas do problema.
“Sabemos que a enchente foi provocada por uma chuva excepcional, mas é essencial identificar os fatores que levaram ao estrago na estrutura para que possamos refazer o trabalho e evitar que a situação se repita”, disse.
A Prefeitura também informou que a ponte permanecerá interditada por tempo indeterminado, até que todos os reparos necessários sejam realizados.
Rota alternativa
Rota Nova Serrana
Prefeitura de Nova Serrana/Divulgação
Com a interdição da ponte, a Prefeitura orienta a população a utilizar a rota alternativa para acessar a BR-262 e circular entre as regiões afetadas. Confira:
Acesso pela Rua José Rodrigues da Costa, em seguida pela Rua celestina Maria e pela Martinho Ferreira do Amaral. Essa rota leva até a rodoviária do município e também à BR-262.
Equipes da Secretaria de Trânsito estão posicionadas em pontos estratégicos para orientar os motoristas, e sinalizações foram reforçadas nas proximidades da área interditada.
VÍDEO: Temporal arrasta carros, alaga ruas e faz córrego transbordar em MG
VÍDEO: estragos causados pela chuva estão sendo contabilizados em Nova Serrana
Contabilização de danos
As ruas em Nova Serrana amanheceram nesta sexta-feira (10) com lixo e muita lama. Segundo o Executivo, equipes percorreram a cidade para mapear os locais que foram prejudicados. O secretário de Trânsito, Transportes e Defesa Civil, coronel Wemerson Lino, destacou dois pontos que foram bastante afetados.
“A ponte que fica na Rua Antônia Braga, inaugurada há menos de um ano na gestão anterior , precisou ser totalmente interditada, para que a Engenharia de Obras faça uma avaliação completa. E parcialmente interditamos a Ponte da Rua Coronel Martins, no Centro”.
O secretário disse também que o prefeito Fábio Avelar está em Belo Horizonte para tratar da situação da cidade e deve decretar estado de calamidade pública ainda nesta sexta.
“Durante muito tempo não tínhamos uma chuva com esse volume que tivemos. De fato, a cidade se transformou em calamidade. As comunidades que cortam os rios do município sofreram muito, praticamente todas alagadas”, completou Pimenta.
O temporal de cerca de 45 minutos foi suficiente para causar inundações em diversos pontos do município. O Ribeirão Fartura, que corta a região central, não suportou o volume de água e transbordou, invadindo vários comércios. Apesar disso, nenhuma pessoa ficou ferida segundo a Defesa Civil Estadual.
Entre as regiões mais afetadas estão o Centro, os bairro São Geraldo, Parque Dona Gumercinda Martins, Santa Luzia e a Praça do Brandão. De acordo com a Defesa Civil, não há registros de pessoas desabrigadas e nem desalojadas.
Principais ocorrências
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidas oito ocorrências durante a tempestade. A maioria delas para vistoria em imóveis. Contudo, em nenhum dos imóveis vistoriados foi constatado dano estrutural.
Nas imagens feitas por moradores (veja abaixo), é possível ver motos e carros sendo arrastados no Centro. O vídeo também mostra a força da enxurrada e as ruas transformadas em rios. Várias casas foram invadidas pela água.
Chuva intensa causa estragos em Nova Serrana
Os alagamentos também atingiram locais de grande circulação, como a pista de corrida na Avenida Fausto Pinto da Fonseca, que foi tomada pela água.
Chuva causou estragos em Nova Serrana
Reprodução/Redes Sociais
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Até o momento, não é possível saber o prejuízo causado pela chuva. Segundo o Executivo, equipes estão percorrendo a cidade para mapear os locais que foram prejudicados. Entretanto, o porta voz do município, Coronel Wemerson Lino Pimenta

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement