Dengue: Campinas confirma mais 6 mortes e total de óbitos pela doença em 2024 chega a 90

Óbitos divulgados nesta sexta (10) ocorreram entre abril e julho do ano anterior. Nesta semana, prefeitura alertou para alto risco de transmissão em 14 bairros. Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou, nesta sexta-feira (10), mais seis mortes por dengue de moradores em 2024, totalizando 90 vidas perdidas pela doença no último ano. Os óbitos ocorreram entre 14 de abril e 17 de julho.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A metrópole viveu em 2024 a pior epidemia de dengue de sua história, com 121.241 casos confirmados. Nesta semana, a prefeitura emitiu alerta para 14 bairros com alto risco de transmissão da doença.
As vítimas são:
Sexo feminino, 79 anos, com comorbidades. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS Integração. Ela teve início dos sintomas em 10 de abril e o óbito ocorreu no dia 26 do mesmo mês em hospital de Indaiatuba.
Sexo masculino, 65 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Campina Grande. Ele teve início dos sintomas em 6 de junho e o óbito ocorreu no dia 9 do mesmo mês.
Sexo feminino, 45 anos, com comorbidades. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS Oziel. Ela teve início dos sintomas em 6 de abril e o óbito ocorreu no dia 14 do mesmo mês.
Sexo feminino, 69 anos, com comorbidades. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS São Bernardo. Ela teve início dos sintomas em 22 de abril e o óbito ocorreu em 17 de julho.
Sexo masculino, 84 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Centro. Ele teve início dos sintomas em 19 de maio e o óbito ocorreu em 16 de junho.
Sexo feminino, 83 anos, sem comorbidade. Atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS Conceição. Ela teve início dos sintomas em 25 de maio e o óbito ocorreu em 13 de julho.
Em nota, a prefeitura lamentou as mortes e disse se solidarizar com as famílias. “O desfecho óbito depende de fatores como procura precoce por atendimento em saúde, manejo clínico adequado e fatores individuais do paciente, como possíveis doenças preexistentes”, complementou.

Orientações à população
🌡️ A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação.
🚨 Ao apresentar algum desses sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.
Algumas medidas de prevenção são:
Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);
Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
Evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Como saber se você está com dengue e se é grave
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement