Com corredor de umidade e frente fria, Norte e Nordeste devem ter chuva forte no fim de semana

Bahia deve ser um dos estados mais afetados, com previsão de pancadas fortes e risco de deslizamento e alagamentos. Chuva deve durar ao menos até domingo. Norte e Nordeste devem ter um fim de semana com chuva.
Prefeitura de São José do Rio Preto/Divulgação
O fim de semana deve ser de muita chuva em boa parte dos estados do Norte e do Nordeste. A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve trazer grandes volumes de chuva para essas regiões por pelo menos quatro dias.
➡️A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a partir desta sexta-feira (10), o sistema, que está ativo desde o último domingo (5), vai atuar de maneira mais intensa entre os estados do Amazonas, Tocantins e Bahia, passando por Maranhão e Piauí.
🟠As regiões entre o sudeste do Pará, norte do Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí e noroeste da Bahia devem ter acumulados de até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h.
Região em laranja deve ter grandes acumulados de chuva nos próximos dias.
Inmet
Luengo pontua que, no caso desse sistema, três fatores meteorológicos atuam em conjunto:
Uma frente fria, que deve avançar bem devagar a partir de amanhã pela Bahia;
Um corredor de umidade formado a partir da Amazônia, atuando de forma muito intensa e persistente;
E duas circulações de ar em altos níveis.
“Com essa combinação, a chuva deve ser muito volumosa e frequente nessas regiões pelo menos até domingo ou segunda-feira”, comenta Luengo.
Fenômeno climático La Niña chegou, mas deve perder força até abril, confirma agência dos EUA
Temporais na Bahia
O meteorologista também destaca que o estado da Bahia deve ser um dos mais afetados pelas chuvas nos próximos dias.
Salvador e o sul do estado devem sofrer com o alto volume de chuva, com possibilidade de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos.
“Em algumas cidades, o volume registrado nos próximos dias pode chegar ao esperado para o mês ou até mais”, alerta o Luengo.
⚠️O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para o risco moderado de eventos hidrológicos no nordeste do estado.
De acordo com o órgão, “não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações de córregos e alagamentos” em algumas regiões.
Esses locais também estão sujeitos a deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostar urbanas e quedas de barreiras à margem das rodovias.
Veja aqui como fica a temperatura na sua cidade no fim de semana.
Chuva no Nordeste e calor no Sul
O meteorologista também detalha como deve ficar o tempo nos próximos dias em todas as regiões do país:
Sul
Praticamente todos os estados devem ter temperatura elevada e pouca chuva. Em Porto Alegre, por exemplo, as máximas podem chegar a 30°C no fim de semana. Em Curitiba e Florianópolis, a máxima deve chegar a 26°C.
Sudeste
A chuva perde um pouco de força no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, em comparação aos últimos dias. Segundo Luengo, ainda chove, mas o risco para desastres é menor.
“Na metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo também entram no pacote de, se chover, é algo mais pontual”, prevê o meteorologista.
Centro-Oeste
Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal podem ter pancadas isoladas fortes, principalmente no norte do Mato Grosso e norte de Goiás. No Mato Grosso do Sul, se chover, deve ser fraco, com expectativa de muito calor.
Norte
Amapá e norte do Pará devem ter chuva por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Amazonas, Rondônia e Acre devem ter pancadas isoladas, tanto no sábado como no domingo.
➡️A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.
Nordeste
Boa parte dos estados da região devem ter bastante chuva, principalmente o interior. Há previsão de muita chuva e temporais isolados no Maranhão, Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement