Ação de saúde leva vacinas contra Covid-19 e Influenza à Praça da República neste domingo

Ação ocorre no dia do aniversário da cidade. Confira os grupos que devem se vacinar. Vacina contra Covid-19 em Belém.
Reprodução / Agência Pará
Neste domingo (12), durante as comemorações do aniversário de Belém, a população poderá se vacinar contra contra Covid-19 e Influenza na Praça da República. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a partir da próxima semana, as vacinas estarão disponíveis em shoppings centers da capital paraense.
Outros pontos estratégicos também estão sendo implementados, como a vacinação nas universidades. Desde a última terça-feira (7), as vacinas contra covid-19 e influenza, estão disponíveis nas unidades da Unama (Alcindo Cacela) e da Fibra (Gentil Bittencourt), ampliando o acesso da população à imunização.
Vacina contra a Influenza
A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Os moradores de Belém podem se vacinar até o dia 31 de janeiro, em qualquer unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A meta da campanha de vacinação contra a Influenza, que começou em 2 de setembro de 2024, é vacinar 508.791 belenenses. Até o momento, 172.293 pessoas foram vacinadas, representando uma cobertura de 32,23%.
Vacina contra a Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 continua sendo realizada em Belém e tem como foco os grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, trabalhadores da saúde, pessoas imunocomprometidas, moradores de instituições de longa permanência (ILPI e RI), indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas com deficiência permanente, entre outros.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, tanto para esses grupos específicos quanto para pessoas a partir de 12 anos que ainda não tenham recebido nenhuma dose.
Para a população infantil de 6 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias, uma nova remessa da vacina da Pfizer chegou a Belém nesta quarta-feira (8) e estará disponível nas UBS ainda esta semana.
Em relação à vacinação de crianças de 5 a 11 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) já solicitou os imunizantes ao Ministério da Saúde e aguarda o repasse para garantir a imunização desse público. De um total de cerca de 132 mil crianças nesta faixa etária, 97.066 já completaram o ciclo vacinal, o que representa 73,6%. Isso significa que ainda faltam aproximadamente 34.815 crianças para completar a vacinação, o que corresponde a 26,4% desse público.
Até o momento, Belém já alcançou 94,43% da população vacinada, com um total de 3.582.240 doses aplicadas.
Esquema vacinal contra a Covid-19
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: O esquema vacinal para essa faixa etária é composto por três doses. A primeira e a segunda doses devem ser aplicadas com um intervalo de 4 semanas. A terceira dose será administrada 8 semanas após a segunda.
– Imunocomprometidos nunca vacinados: Pessoas imunocomprometidas que nunca foram vacinadas devem seguir o esquema de 3 doses iniciais, com intervalo de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose, e de 8 semanas entre a segunda e a terceira. Após essas três doses, reforços devem ser aplicados a cada 6 meses.
– Idosos (60 anos ou mais): Os idosos precisam reforçar a proteção contra a Covid-19 com uma dose a cada 6 meses.
– Gestantes: As gestantes devem tomar uma dose da vacina contra a Covid-19 durante cada gravidez.
– Outros grupos especiais: Para grupos como pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, entre outros, a recomendação é uma dose anual.
– População geral a partir de 5 anos: Para as pessoas a partir de 5 anos que não pertencem a grupos especiais e ainda não receberam a vacina, o esquema vacinal consiste em uma única dose.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Vídeos com todas as notícias do Pará

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement