‘Um Pé de Caju’: filme que retrata cultura, resistência e conquistas de território quilombola em Alcântara estreia em São Luís

O filme estreia neste sábado (11), às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). O filme ‘Um Pé de Caju’ estreia neste sábado (11)
Divulgação
O filme “Um Pé de Caju”, que retrata a força e a resistência da coletividade dos povos tradicionais no território quilombola de Cajueiro, em Alcântara, estreia neste sábado (11), às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A obra faz parte da programação do Edital Ocupa CCVM. O filme “Um Pé de Caju” retrata a coletividade como uma característica essencial da vida em comunidade, destacando o espírito de união que impulsiona os avanços e conquistas do território.
Além disso, as lutas históricas contra a desterritorialização e o apagamento cultural são peças centrais da narrativa, enquanto celebra a educação como uma raiz importante para o fortalecimento do território. Assista ao trailer:
Sinopse
Passado e presente tecem memórias de tradição. Entre histórias vividas e histórias contadas, Cajueiro, comunidade quilombola do município de Alcântara (MA), desapropriada de seu primeiro território em 1980 – devido a expansão do Centro de Lançamento de Alcântara – se reterritorializa cotidianamente através da transmissão do conhecimento educacional quilombola.
Programação
19h: Boas-vindas
19h15: Exibição do filme “Um Pé de Caju”
19h40: Bate-papo com a equipe de produção e moradores da comunidade quilombola
20h15: Apresentação cultural do Coco Marajá do Cajueiro
21h: Finalização do evento

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement